Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

parque ribeirinho de faroA Região de Turismo do Algarve (RTA) organiza este ano, pela primeira vez, a Algarve Nature Week, um evento de animação e promoção turística totalmente dedicado ao turismo de natureza, que decorre entre 11 e 19 de abril.

Daqui a pouco mais de um mês, os turistas e os residentes algarvios poderão descobrir a natureza do Algarve através de experiências únicas a um preço convidativo.

No total, são mais de 90 propostas de atividades de natureza e ofertas em oito unidades de alojamento: uma caminhada por Monchique, com paragem numa melaria e numa adega para degustação de mel e do famoso medronho, e um passeio de caiaque pela Ria Formosa são apenas dois exemplos da oferta disponível.

A Algarve Nature Week pretende dar a conhecer a beleza natural do território algarvio e proporcionar uma experiência global de atividades ao ar livre nas áreas classificadas da região. Caminhadas, mergulho, observação de aves, passeios de bicicleta, passeios de barco, canoagem, remo, passeios a cavalo e burro, surf, bodyboard, kitesurf e observação de cetáceos são algumas das experiências propostas pela Algarve Nature Week.

BirdwatchingEntre 17 e 19 de abril, das 10h00 às 18h00, esta iniciativa contempla ainda uma mostra no Parque Ribeirinho de Faro, com entrada gratuita, onde estarão representadas as empresas que operam no Algarve na área da natureza, produtores locais e entidades oficiais da região.

No dia 17, quem passar pela mostra terá acesso de forma gratuita a pequenos passeios de barco, de bicicleta ou de burro mirandês, por exemplo, motivando os visitantes a adquirirem estas ou outras experiências, mais completas, para gozar durante o fim de semana.

Além da compra de atividades únicas a preços especiais, a mostra reserva muitas surpresas para o público e inclui um programa intenso de animação nos três dias.

E para quem está fora do Algarve mas quer juntar-se a este evento inédito da RTA, a CP – Comboios de Portugal, uma das parceiras da iniciativa, oferece aos participantes da Algarve Nature Week um desconto de 30 por cento nos bilhetes de ida e volta para a região, entre 10 e 20 de abril.

Esta campanha especial estende-se também aos residentes algarvios, que poderão beneficiar do mesmo desconto nas deslocações ferroviárias regionais desde que apresentem um comprovativo de inscrição em qualquer uma das atividades da Nature Week.

Foto:  Hélio Ramos
Foto: Hélio Ramos

Durante esta semana, o Algarve pretende dar a conhecer as suas potencialidades únicas para a prática de desportos náuticos, de natureza e de outras atividades ao ar livre.

O Turismo de Natureza é um produto que só na Europa deverá gerar cerca de 20 milhões de viagens este ano, segundo o Plano de Marketing Estratégico para o Turismo do Algarve.

Há uma semana, durante a BTL, Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve, tinha dito ao Sul Informação que «o produto natureza é um dos produtos que vamos trabalhar e potenciar no âmbito do Plano de Marketing Estratégico para o Turismo 2015-2018. Este Algarve Nature Week vai desenvolver um programa intenso de atividades de natureza, procurar dar-lhe corpo e aumentar a procura nacional e internacional pelo Algarve».

O presidente da RTA acredita que este evento pode ajudar a «criar condições para que o turismo de natureza possa arrancar e “pegar de estaca”, numa região que, tendo o sol e praia e o golfe como suportes, tem outras possibilidades. E é importante criar condições para que, no início de abril, ou em maio, ou mesmo em março, venham cá pessoas. Há nos países emissores de turistas quem procure o turismo de natureza, novas experiências e diversidade».

A Algarve Nature Week é organizada pela RTA, com o apoio do Turismo de Portugal e a parceria da Câmara Municipal de Faro, Associação Turismo do Algarve, CP – Comboios de Portugal, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e das associações Vicentina, In Loco e Terras do Baixo Guadiana. Nesta primeira edição, o evento conta com a participação de mais de 40 empresas da região.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Mais passageiros, mais dormidas e mais lucros marcam “época baixa” de 2017

A luta contra a sazonalidade no Algarve arrasta-se há muitos anos e os hotéis

Sul Informação

Um quarto dos portugueses que vai passar férias fora de casa escolhe o Algarve

Um quarto dos portugueses que vai passar férias fora de casa em 2017 escolhe

Sul Informação

Rota Vicentina aposta no Turismo Cultural, Turismo Acessível e BTT

Turismo Cultural, Trilhos de BTT e Turismo Acessível são apenas alguns dos novos projetos