Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sagres_passeio a pe_er_3Faltam apenas cinco dias para o início da Algarve Nature Week. De 11 a 19 de abril, mais de cinquenta empresas de animação turística e alojamentos em espaço rural oferecem inúmeras possibilidades para usufruir da natureza algarvia por toda a região.

O evento é uma aposta da Região de Turismo do Algarve para «diversificar a oferta turística do destino» e inclui uma mostra com entrada livre no Parque Ribeirinho de Faro, no fim de semana de 17, 18 e 19 de abril, envolvendo as empresas participantes com a comunidade local, artesãos, produtores, artistas plásticos e escolas.

A organização garante para já uma ferramenta online – www.algarvenatureweek.pt – que reúne grande parte da oferta de animação turística a operar no Algarve.

Através desta plataforma, os utilizadores poderão conhecer ao pormenor as empresas que organizam atividades em ambientes naturais e nela estão reunidos também os alojamentos, alguns em espaço rural e em locais próximos de áreas protegidas, que aderiram a este evento.

Observação de avesEntre as atividades previstas no primeiro dia, destaque para um workshop na Fonte da Benémola, para recolher cana e fazer objetos simples e úteis a partir deste material. A atividade é promovida pela ProActiveTur. Mais informações e inscrições clicando aqui.

No primeiro fim de semana de 11 e 12 de Abril, haverá também caminhadas na Serra de Monchique, com um primeiro dia dedicado a um troço da Via Algarviana, utilizando pequenos percursos alternativos, e no segundo,à zona em torno da aldeia de Marmelete.

Mas o destaque desta semana dedicada ao Turismo de Natureza no Algarve será a Mostra de Atividades de Natureza, com entrada livre, de 17 a 19 de abril, no Parque Ribeirinho em Faro.

Aí estarão presentes muitas das empresas aderentes, oferecendo, na sexta-feira, a possibilidade de experimentar inúmeras atividades a título gratuito e, durante o sábado e domingo, a preços muito especiais.

Assim, na Ria Formosa, os visitantes poderão fazer passeios em barcos tradicionais, «Circuitos de Natureza» até à Ilha Deserta, uma «Volta às Ilhas» que contempla a ida ao Farol, Barreta, Deserta, Culatra, Hangares e Armona, a «Rota dos Viveiros» para aprender como cultivar, apanhar e preparar as ostras ao largo da Culatra ou passeios guiados de caiaque pelos canais e sapais.

parque ribeirinho de faroPara os que gostam de caminhar, haverá também vários programas à escolha durante a mostra: de reconhecimento e interpretação das plantas do Parque Natural da Ria Formosa, de observação de aves, denominado «Aves na Cidade», ou a «Viagem no Tempo, a Ria Formosa como ecofato».

Os mais aventureiros terão a possibilidade de realizar passeios em bicicleta e em viaturas todo-o-terreno pelo interior rural e pelo litoral do Sotavento algarvio.

Haverá também lugar a experiências de volteio com cavalos e a hipótese de montar burros albardados. E já que é de animais que falamos, é de referir a presença dos cães de água para uma ação de promoção da raça algarvia.

Os workshops são outras formas de entretenimento sugeridas pela organização para os dias 17, 18 e 19. Há-os para ensinar a fazer bebidas com produtos naturais como chás, infusões e refrescos, para ensinar a fazer a base de um fato, no denominado «Moda Natureza», para criar bijuteria em cortiça e para criar quadros com pequenos troncos, sementes, folhas, flores e outros elementos naturais.

Preparado especialmente para as crianças, acompanhadas de pais e professores, há também um workshop de pinturas faciais, jogos de memória e as propostas «Mini-Arqueólogos», «À Descoberta do Fundo do Mar» e «Natureza Atrás da Lupa».

percursos arborismoA articulação com a comunidade escolar é assegurada pela organização que, em parceria com Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, endereçou convites a todos os agrupamentos escolares do concelho e a estabelecimentos do setor privado de Faro, de Olhão e Loulé.

Está, por isso, prevista a participação de cerca de 500 alunos dos segundo e terceiro ciclos e dos respetivos professores, pelo que, considera o presidente da RTA Desidério Silva, «é fundamental que as crianças e jovens, principais prescritores de comportamentos, possam também beneficiar desta componente pedagógica e lúdica que o evento proporciona».

Também durante a Mostra, estará patente ao público a exposição de fotografia «Algarve, Segredos Naturais», que reúne os melhores trabalhos fotográficos do passatempo com o mesmo nome, desenvolvido pela RTA. Pretende-se através dela sensibilizar os visitantes para a importância do património natural da região.

A exposição «Cabra Parade» e as instalações do artista plástico Tó Quintas marcam também presença.

canoagemOs três dias de Mostra de Atividades de Natureza encerram a primeira edição da Algarve Nature Week, um evento inédito na região que pretende dar a conhecer a beleza natural do destino, diversificando a oferta turística e aumentando a procura pelo turismo de natureza, um produto que deverá motivar cerca de 26 milhões de viagens na Europa em 2020.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

RTA atribui Medalhas do Turismo

A Região de Turismo do Algarve (RTA) vai voltar a atribuir «Medalhas do Turismo»

Sul Informação

RTA aprova orçamento de 6,9 milhões para promover o Algarve em Portugal e Espanha

Participação em feiras em Portugal e Espanha, visitas de familiarização de agentes turísticos e

Sul Informação

Especialista internacional em Turismo Natureza ensinou a melhorar as vendas deste segmento no Algarve

Dana Johnson, opinion leader em Turismo Ativo e Turismo Natureza, acredita que compreender e