Faltam apenas cinco dias para o início da Algarve Nature Week. De 11 a 19 de abril, mais de cinquenta empresas de animação turística e alojamentos em espaço rural oferecem inúmeras possibilidades para usufruir da natureza algarvia por toda a região.
O evento é uma aposta da Região de Turismo do Algarve para «diversificar a oferta turística do destino» e inclui uma mostra com entrada livre no Parque Ribeirinho de Faro, no fim de semana de 17, 18 e 19 de abril, envolvendo as empresas participantes com a comunidade local, artesãos, produtores, artistas plásticos e escolas.
A organização garante para já uma ferramenta online – www.algarvenatureweek.pt – que reúne grande parte da oferta de animação turística a operar no Algarve.
Através desta plataforma, os utilizadores poderão conhecer ao pormenor as empresas que organizam atividades em ambientes naturais e nela estão reunidos também os alojamentos, alguns em espaço rural e em locais próximos de áreas protegidas, que aderiram a este evento.
Entre as atividades previstas no primeiro dia, destaque para um workshop na Fonte da Benémola, para recolher cana e fazer objetos simples e úteis a partir deste material. A atividade é promovida pela ProActiveTur. Mais informações e inscrições clicando aqui.
No primeiro fim de semana de 11 e 12 de Abril, haverá também caminhadas na Serra de Monchique, com um primeiro dia dedicado a um troço da Via Algarviana, utilizando pequenos percursos alternativos, e no segundo,à zona em torno da aldeia de Marmelete.
Mas o destaque desta semana dedicada ao Turismo de Natureza no Algarve será a Mostra de Atividades de Natureza, com entrada livre, de 17 a 19 de abril, no Parque Ribeirinho em Faro.
Aí estarão presentes muitas das empresas aderentes, oferecendo, na sexta-feira, a possibilidade de experimentar inúmeras atividades a título gratuito e, durante o sábado e domingo, a preços muito especiais.
Assim, na Ria Formosa, os visitantes poderão fazer passeios em barcos tradicionais, «Circuitos de Natureza» até à Ilha Deserta, uma «Volta às Ilhas» que contempla a ida ao Farol, Barreta, Deserta, Culatra, Hangares e Armona, a «Rota dos Viveiros» para aprender como cultivar, apanhar e preparar as ostras ao largo da Culatra ou passeios guiados de caiaque pelos canais e sapais.
Para os que gostam de caminhar, haverá também vários programas à escolha durante a mostra: de reconhecimento e interpretação das plantas do Parque Natural da Ria Formosa, de observação de aves, denominado «Aves na Cidade», ou a «Viagem no Tempo, a Ria Formosa como ecofato».
Os mais aventureiros terão a possibilidade de realizar passeios em bicicleta e em viaturas todo-o-terreno pelo interior rural e pelo litoral do Sotavento algarvio.
Haverá também lugar a experiências de volteio com cavalos e a hipótese de montar burros albardados. E já que é de animais que falamos, é de referir a presença dos cães de água para uma ação de promoção da raça algarvia.
Os workshops são outras formas de entretenimento sugeridas pela organização para os dias 17, 18 e 19. Há-os para ensinar a fazer bebidas com produtos naturais como chás, infusões e refrescos, para ensinar a fazer a base de um fato, no denominado «Moda Natureza», para criar bijuteria em cortiça e para criar quadros com pequenos troncos, sementes, folhas, flores e outros elementos naturais.
Preparado especialmente para as crianças, acompanhadas de pais e professores, há também um workshop de pinturas faciais, jogos de memória e as propostas «Mini-Arqueólogos», «À Descoberta do Fundo do Mar» e «Natureza Atrás da Lupa».
A articulação com a comunidade escolar é assegurada pela organização que, em parceria com Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, endereçou convites a todos os agrupamentos escolares do concelho e a estabelecimentos do setor privado de Faro, de Olhão e Loulé.
Está, por isso, prevista a participação de cerca de 500 alunos dos segundo e terceiro ciclos e dos respetivos professores, pelo que, considera o presidente da RTA Desidério Silva, «é fundamental que as crianças e jovens, principais prescritores de comportamentos, possam também beneficiar desta componente pedagógica e lúdica que o evento proporciona».
Também durante a Mostra, estará patente ao público a exposição de fotografia «Algarve, Segredos Naturais», que reúne os melhores trabalhos fotográficos do passatempo com o mesmo nome, desenvolvido pela RTA. Pretende-se através dela sensibilizar os visitantes para a importância do património natural da região.
A exposição «Cabra Parade» e as instalações do artista plástico Tó Quintas marcam também presença.
Os três dias de Mostra de Atividades de Natureza encerram a primeira edição da Algarve Nature Week, um evento inédito na região que pretende dar a conhecer a beleza natural do destino, diversificando a oferta turística e aumentando a procura pelo turismo de natureza, um produto que deverá motivar cerca de 26 milhões de viagens na Europa em 2020.