O Algarve vai ter um crescimento na ordem dos 20% no número de voos de e para a Alemanha durante o próximo verão de 2017, anunciou hoje a Associação Turismo do Algarve.
De Abril a Outubro do próximo ano, a cidade de Faro estará diretamente ligada a 13 cidades alemãs, estando prevista a realização de um número total de 2.592 voos (mais 427 voos do que os registados no mesmo período deste ano), operados por oito companhias aéreas.
Entre estas companhias, encontra-se a Germania, que irá estrear as suas operações para Faro, permitindo a criação de rotas a partir de novos aeroportos com os quais o Algarve ainda não tinha ligação, nomeadamente Erfurt-Weimar, Dresden e Münster-Osnabrück.
A Associação Turismo do Algarve (ATA), a agência responsável pela promoção externa do Algarve enquanto destino turístico, vê estes números como «muito satisfatórios», na medida em que «vêm validar e materializar a estratégia e o esforço que a ATA tem vindo a implementar junto deste mercado, com vista ao seu crescimento sustentado».
De acordo com Dora Coelho, diretora executiva da ATA, «as companhias aéreas estão a obter resultados muito positivos no Algarve, em boa parte fruto da cooperação e das fortes relações que têm vindo a ser estabelecidas entre a ATA e essas companhias, nomeadamente através do desenvolvimento de campanhas conjuntas. O Algarve é visto como um destino promissor, sustentável e de confiança, e, por esta razão, a aposta na região está a ser cada vez maior, o que nos deixa obviamente satisfeitos».
O mercado alemão continua a ser um dos mercados em crescimento no Algarve, assumindo, por esta razão, uma importância estratégica para a região.
Neste contexto, a Alemanha surge como o mercado com maior peso no orçamento da ATA para 2017, representando 19,74% do investimento total previsto.
No que diz respeito ao perfil do turista alemão, Dora Coelho explica que «Sol & Mar, turismo de natureza e também o golfe continuam a ser os principais produtos que este visitante procura no nosso destino».
No entanto, acrescenta, «temos vindo a observar novas tendências nesta procura, nomeadamente um interesse crescente pelo Algarve menos popular e menos conhecido e por produtos de nicho como passeios de bicicleta, caminhadas ou birdwatching. Também a gastronomia é um dos fatores cada vez mais apreciados pelos alemães que nos visitam».