A apresentação do novo Porsche Panamera, que começa hoje e se prolonga até 20 de julho, na Quinta do Lago, terá um impacto económico de 10 milhões de euros, sobretudo nos setores da hotelaria e da restauração, revela o jornal online Dinheiro Vivo.
O evento vai trazer ao Algarve, ao longo de duas semanas, milhares de convidados de todo o mundo, nomeadamente jornalistas especializados, 1500 concessionários, em particular asiáticos e americanos, e clientes, tendo mesmo obrigado a fretar aviões de vários países.
Só o aluguer do restaurante Casa do Lago, no empreendimento de luxo situado no concelho de Loulé, custa 470 mil euros por dia.
Seruca Emídio, presidente da Câmara Municipal de Loulé, explicou que “o processo com vista à escolha da localização deste evento começou há mais de um ano com a empresa portuguesa responsável pela sua promoção”.
O Algarve acabou por ser escolhido “por uma série de requisitos muito exigentes”, nomeadamente por ser “um destino de excelente qualidade, devido ao clima, bom acolhimento por parte da população, paisagem, boas condições de segurança na rede viária, nomeadamente no interior do concelho de Loulé, unidades hoteleiras e empreendimentos turísticos de grande nível, além da gastronomia, entre outros fatores”, acrescentou o autarca.
Nos primeiros meses de 2012, o lançamento de um outro automóvel topo de gama (o BMW Serie 3), tinha trazido ao Algarve 18 mil pessoas, vindas da China ao Bahrein, do Qatar aos Estados Unidos da América, bem como um staff permanente de 600 pessoas.
Por causa desse lançamento mundial quatro hotéis de 4 e 5 estrelas estiveram completamente cheios durante três meses e o Autódromo do Algarve esteve ocupado durante esses 90 dias.
Também neste caso, as boas condições de acesso, logísticas, clima e hoteleiras do Algarve foram as razões da escolha da região para este evento de nível mundial.