A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) deu inicio ao ciclo de formação dos utilizadores internos e externos dos sistemas de informação que vão agilizar os procedimentos nos dois portos algarvios e, simultaneamente, harmonizá-los ao nível dos três portos sob gestão daquele organismo.
Segundo a APS, este ciclo de formação surge no âmbito do processo de integração dos Portos de Faro e de Portimão com a gestão do Porto de Sines.
Ao nível dos utilizadores externos, as ações de formação têm como alvo prioritário as comunidades portuárias, com especial destaques para os Agentes de Navegação/Despachantes, em estreita colaboração da AGEPOR – Associação dos Agentes de Navegação de Portugal, e também as autoridades que participam no despacho dos navios e mercadorias, designadamente a Alfandega, SEF, Capitania e Sanidade.
A JUPII – Janela Única Portuária é o sistema que suportará os atos declarativos e despachos referentes às escalas de navios, pelo que é sobre este sistema que a formação está de momento a incidir, seguindo-se futuramente os outros sistemas a disponibilizar.
Já ao nível dos utilizadores internos da Autoridade Portuária, para além da formação da JUPII nas diversas valências de competência da APS (controlo de tráfego, pilotagem, exploração, segurança, ambiente, entre outras), estão também a decorrer outras formações em diversas áreas e sistemas de gestão interna da APS, que são simultaneamente acompanhadas por uma melhoria significativa dos recursos informáticos e de comunicações disponíveis.