O Grupo IKEA, que está a construir o Complexo Comercial do MAR Shopping Algarve em Loulé, revelou esta segunda feira alguns pormenores sobre a arquitetura do novo espaço onde «uma típica vila algarvia vai conjugar-se com um moderno edifício de estilo escandinavo» e onde vai haver uma «zona de lazer com vegetação natural e várias fontes».
Segundo nota enviada às redações, «foram essencialmente dois os desafios colocados aos gabinetes de arquitetura que conceberam o Complexo Comercial do MAR Shopping Algarve, que integra, além do centro comercial, o Designer Outlet Algarve, uma loja IKEA e uma zona de lazer ao ar livre: conceber um espaço que, mais do que um destino de compras, se afirme como uma alternativa de lazer de qualidade na região».
Sobre o centro comercial, o grupo IKEA explica que este foi concebido pela BDP – Building Design Partnership, «um dos maiores gabinetes internacionais de arquitetura, e projeto técnico dos portugueses CPU, Quadrante e Iperplano». Para além de 110 lojas, haverá salas de cinema, zona de restauração e serviços.
«O centro comercial desenvolve-se ao longo de um “mall” com a mesma orientação do edifício, Sudeste/Noroeste, com amplos espaços vazados entre os dois pisos, potenciando a relação visual e de ambiente dos diferentes níveis. Este caminho estabelece a ligação efetiva entre a loja IKEA e o Outlet, que se localizam nos seus extremos e as entradas que lhes estão próximas», explica o grupo IKEA.
O limite sul do “mall”, traduz-se numa praça entre as duas entradas aí localizadas e assume a ligação por escadas mecânicas e elevadores ao piso superior e ao estacionamento subterrâneo. Será, por sua vez no limite Norte, em torno de uma segunda praça e da respetiva entrada, que se localizará no piso superior a área de restaurantes e cinema.
No piso inferior existirá um corredor comercial dedicado a unidades comerciais de maior dimensão, como Primark, C&A, Zara ou Mango, que estabelece a relação entre a entrada Norte e a entrada Nascente, mais vocacionada para o apoio ao supermercado Pingo Doce – ao lado do qual ficará a Worten – através de uma área de terraço ligada ao estacionamento de superfície através de elevadores e tapetes rolantes.
«Independentemente da sua relação com a cobertura, os espaços de circulação interiores do centro comercial foram pensados de forma a incluir uma componente de iluminação natural significativa, minimizando os ganhos térmicos correspondentes», explica o grupo sueco.
«As zonas de público terão pavimentos cerâmicos, de pedra natural e de madeira, paredes em painéis fenólicos, cerâmicos e de gesso cartonado e tetos falsos metálicos e de painéis de gesso cartonado», acrescenta.
O projeto do interior do MAR Shopping Algarve «tem como elemento distintivo o teto falso do “mall”, composto por uma estrutura contínua perfurada, em Barrisol, o qual terá um efeito surpreendente». Esta opção segue, segundo o grupo IKEA «o conceito do design escandinavo, que alia a sofisticação à funcionalidade» e inspira-se na luz do Algarve.
Por sua vez, o Designer Outlet Algarve, projetado pela ATP architects engineers, «inspira-se na arquitetura regional, simulando as ruas de uma típica vila algarvia, onde não faltam as tradicionais chaminés ou as paredes caiadas de branco».
Com concepção técnica das empresas nacionais CPU e Afaconsult, este espaço terá, numa primeira fase, aproximadamente 70 lojas ao ar livre.
Segundo Ana Machado, diretora de marketig da IKEA Centres, «todo o projeto foi desenvolvido com o objetivo de converter este complexo no mais importante destino que alia a oferta de compras e lazer do Algarve, com uma oferta em ambos os níveis diversificada e ajustada às características da região».