A presença da ATA (Associação Turismo do Algarve) na 14ª edição do fórum Confec Red, em Marrocos, marcou o início das ações promocionais da associação no mês de Fevereiro.
O segmento MI da região foi apresentado a diversos buyers, num universo de cerca de 100 profissionais oriundos do principal país emissor de turistas para a região do Algarve, o Reino Unido, através de um extenso programa B2B, durante quatro dias.
Ao fórum de MI, seguiu-se a participação da ATA em diversos workshops, iniciando pelo Canadá, com a presença do Algarve no roadshow “Transat Europe Caravane 2014”. Promovido pela Airtransat e Transat Holidays, este roadshow revelou excelentes oportunidades de promoção do destino junto dos agentes deste operador e, por conseguinte, do mercado canadiano.
Com a duração de cinco dias, reuniu cerca de 1300 participantes Canadianos e foi composto por oito workshops em sete cidades: Quebéc, Trois Riviere, Laval, Montreal, La Prairie, Toronto, Liberty Grand e Ajax.
Seguiram-se os workhops organizados pelo Turismo de Portugal, no Reino Unido, nas cidades de Londres e Manchester e na Irlanda, em Dublin, onde a ATA foi atualizar os agentes do sector sobre as novidades da região, consolidando a imagem do destino junto destes mercados chamados tradicionais e cuja representatividade para a região é tão marcante.
Fevereiro foi também o mês de lançamento de várias campanhas de marketing levadas a cabo em parceria com companhias aéreas dos principais mercados emissores, nomeadamente, a British Airways, a Monarch e a Airberlin, estando ainda em processo de negociação, outras campanhas para diferentes mercados. Estas campanhas fazem parte da estratégia da ATA para consolidar e promover novas rotas para o destino.
Já no primeiro fim-de-semana de Março, a ATA arranca para Amsterdão, na Holanda, para a participar em mais uma edição da feira Fietz and Wandelbeurs.
Considerada a maior e mais influente feira da Europa em produtos de trekking e bikking, a ATA participa com um stand promocional próprio, com o objetivo de consolidar a imagem do Algarve como destino europeu e internacional de referência para a prática do Turismo ativo, naquele que tem sido um segmento de aposta durante a época baixa e shoulder seasons na região.
Nas palavras de Dora Coelho, diretora executiva da ATA, este é um período promocional de extrema importância em que se põem em prática estratégias e implementam ações com vista a garantir os melhores resultados para o ano turístico, num combate efetivo pela afirmação do Algarve como destino all year round.
A implementação destas ações acontece nos mercados externos, ao mesmo tempo que, na região, se recebem jornalistas e operadores para conhecerem in loco as potencialidades do destino, tornando-se importantes word spreaders do Algarve, estratégia da qual a ATA não prescinde e que considera fundamental para comunicar de forma eficaz.