Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Ivo Faria, representante da Associação Turismo de Portimão na Boot de Düsseldorf (Alemanha), considera que o Algarve, enquanto região, devia reforçar a sua participação nesta que é a maior feira náutica do mundo. Quanto à ATP, os seus «objetivos promocionais estão a ser conseguidos».

Sul Informação – Esta é a quarta participação na Boot de Düsseldorf da Associação Turismo de Portimão (ATP). O que vos orientou nesta participação no salão náutico de 2017?
Ivo Faria – O funcionamento da ATP faz-se com base em comissões técnicas que decidem, de acordo com a vontade dos seus associados, a participação em feiras ou campanhas promocionais. Sendo a Boot um salão ligado ao turismo náutico e subaquático, informámos as respetivas empresas, tendo aderido a Marina de Portimão, a Portiate, a Sub Nauta e a Algarve Boat, que, com a sua presença efetiva, projetam Portimão enquanto destino turístico específico. Nos nossos dois standes nos pavilhões 4 e no 13, aproveitamos igualmente para divulgar produtos de outros associados que não estão presencialmente na feira, utilizando para isso o seu material promocional.

SI – Sendo o Algarve, e em particular Portimão, uma zona com uma fronteira náutica imensa, não deveriam participar mais empresas da ATP nesta que é a maior feira náutica mundial?
IF – Muito desejamos que, nos próximos anos, possa estar presente um maior número de empresas ligadas às atividades náuticas e ao mergulho, pois vamos continuar a estar presentes na Boot. É verdade que qualquer empresa da área, se se quiser promover internacionalmente, tem de estar aqui, neste grande evento.

SI – Quase poderíamos dizer que têm de fazer uma campanha entre os vossos associados para divulgação da importância da Boot de Düsseldorf?
IF – Efetivamente, é preciso cá vir e participar, para perceber o grande alcance promocional do mercado, particularmente dos países do Centro e Norte da Europa. E é necessário salientar que, para além da náutica e do mergulho, se promove Portimão como destino turístico em geral, quer ao nível dos clientes diretos, quer dos seus agentes e promotores. São realmente produtos que combatem a sazonalidade turística, pois podem ser feitos ao longo de todo o ano.

SI – Seria desejável uma maior promoção da região turística do Algarve, tal como vemos aqui outras regiões e destinos turísticos mundiais?
IF – O alcance promocional da Boot de Düsseldorf é enorme e seria bom que também o Algarve, enquanto região, pudesse ter uma participação oficial, com uma presença forte e clara. Se pensarmos na enormidade de propostas náuticas, subaquáticas e de destinos de natureza existente no Algarve, sentimos, ao estar aqui, que estão muito pouco representadas, não divulgando convenientemente este potencial náutico.

SI – A presença da ATP está a alcançar os objetivos propostos?
IF – Os objetivos promocionais que a ATP traz para esta feira estão a ser conseguidos e acompanham o crescimento da procura turística do nosso país. Portugal está na moda e temos que fazer um esforço para integrar esta elevada procura turística. Mas as atividades ligadas à náutica e ao mar no Algarve têm de ser mais valorizadas e promovidas, assim como o incentivo de propostas turísticas de qualidade e sustentabilidade.

 

Entrevista: Alberto Machado, GEO – Grupo de Estudos Oceânicos
Fotografias: Yannick Kethers, GEO

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Um quarto dos portugueses que vai passar férias fora de casa escolhe o Algarve

Um quarto dos portugueses que vai passar férias fora de casa em 2017 escolhe

Sul Informação

Desidério Silva diz que «é preciso fazer alguma coisa imediatamente» para parar violência na Oura

Os desacatos que têm sido noticiados nos últimos dias, na Oura, em Albufeira, são

Sul Informação

Algarve é a região do país com mais hotéis com «incríveis piscinas»

Seis dos 14 hotéis portugueses com as piscinas mais incríveis, segundo o ranking feito