Mais de 80 mulheres juntaram-se na passada quinta-feira, dia 29, em Faro, na Associação Club Farense para fazer network. O mote foi “Para ter sucesso na vida profissional é importante estar alinhado com o propósito de vida”, tema desenvolvido por Marta Mertens.
A nova equipa de trabalho do Algarve Women’s Business Network é composta por quatro mulheres que misturam os saberes da comunicação e publicidade, o exercício físico e o equilíbrio da vida saudável ao tempero do chocolate e dos sabores tradicionais, com a organização e disciplina dos projetos de marketing: Cláudia Fonseca, Lisa Sabino, Manuela Sabino e Sónia Rodrigues. Este quarteto de mulheres decididas arregaçou as mangas para dinamizar a marca AWBN.
Os eventos terão uma periodicidade mensal e “o objetivo é que as mulheres possam ter a iniciativa de criar os seus próprios eventos. A equipa AWBN apoia na divulgação e auxilia na estruturação do evento. No fim ganhamos todas. Criar diversidade de temas, abranger vários concelhos do Algarve e várias comunidades estrangeiras no Algarve é o objetivo da equipa”, menciona Cláudia Fonseca, um dos elementos da equipa AWBN.
E porque o grupo é mais do que eventos, esta equipa pretende apostar fortemente nos meios online, usando o site, e-news e as redes sociais (facebook e linkedin), para promover as empresas das mulheres.
Sónia Rodrigues, especializada na área do marketing, diz que “abordar os negócios de uma forma construtiva, facultando dicas úteis aos nossos potenciais clientes, é uma boa estratégia para criar envolvimento e gerar empatia. Que esta máquina que é o AWBN, com 350 mulheres no grupo privado da AWBN e perto de 1000 fãs na página pública, possa ser trabalhada para gerar resultados efetivos”.
E porque não existem “almoços grátis”, o trabalho voluntário da AWBN pretende ser uma alavanca para promoção e divulgação do mundo dos negócios e acima de tudo trabalhar valores essenciais de viver em sociedade.
Por isso estes eventos apoiam causas sociais. Lisa Santos reforça: “é importante estabelecer um valor de troca, e se estes eventos pretendem oferecer novos conhecimentos e oportunidades de expandir a rede de contactos, as mulheres devem reconhecer e dar também o seu contributo para a comunidade onde estão inseridas”.
“É gratificante reunir parceiros que se juntam nestes encontros, porque acreditam no potencial do grupo AWBN, perceber que têm retorno nos seus negócios e que têm um exponencial de contactos para trabalhar após evento” diz Manuela Sabino da equipa AWBN, que promoveu as marcas Casual Food, vinhos Malaca e Amour Gourmet, a fotógrafa Andreia Revez e a terapeuta Marta Mertens, neste 1º evento do ano.
A Partilhas, a causa social apoiada, angariou umas largas dezenas de roupas, géneros alimentares, pomadas e donativos em dinheiro que vão ajudar muitos doentes oncológicos.
O grupo AWBN tem história de mais de 25 anos. Inicialmente criado por uma comunidade estrangeira radicada no Algarve, agora já se entrosou com a comunidade em geral. Porque a união faz a força, todas mulheres, são bem-vindas, de todas as comunidades estabelecidas no Algarve.
De uma forma espontânea e descontraída, este grupo tem realizado eventos pelos membros do grupo que se propõem para realizarem nos seus espaços empresariais estes encontros, ou em estabelecimentos comerciais que permitam também um beberete.
Pequenos-almoços, lanches e cocktails têm sido os motes que lançam com o pretexto de se juntarem para conviverem e partilharem as suas experiências profissionais.
Além dos encontros, o grupo dispõe de um site, uma página de facebook e um grupo privado para mulheres no Facebook e no Linkedin para a partilha e troca de informação.
Para 2015, os canais online servirão também para divulgação das mulheres empresárias que queiram dar o seu contributo, com a produção de conteúdos sobre a sua área de negócio, dispondo de mais um canal de divulgação gratuito para os seus negócios.