O município de Beja vai estar amanhã em Sevilha, para promover o setor aeronáutico no distrito, num «Networking Meeting» que reúne parceiros de Sevilha, Rzeszów (Polónia) e Beja, «regiões europeias que partilham a importância dos clusters aeronáuticos para o seu desenvolvimento».
O evento enquadra-se no contexto da Enterprise Europe Network e faz parte das atividades programadas no âmbito da parceria Geoestratégica dos Municípios de Alvito, Beja, Cuba, Ferreira do Alentejo e Vidigueira com organização da IrRADIARE Science for Evolution.
«Sevilha, Beja e Rzeszów são localizações competitivas para as indústrias aeroespaciais. Em comum apresentam a qualidade das infraestruturas aeronáuticas, disponibilização de espaços empresariais, uma localização atrativa, mão de obra qualificada, segurança de investimento, pacotes de suporte, custos de contexto moderados e elevados padrões de qualidade de vida», considerou, num comunicado, a Câmara de Beja.
«O cluster da indústria aeronáutica, em Beja é uma oportunidade promissora para as PME’s. Beja encontra-se a 194 quilómetro de Sevilha, sede de um dos mais significativos polos aeronáuticos europeus e a 87 quilómetros de Évora, onde se localizam duas fábricas da Embraer, recentemente inauguradas, dedicadas à produção de componentes para aeronaves», acrescentou a autarquia.
O município alentejano vai aproveitar a ida à capital da Andaluzia e ficar mais dois dias, desta vez para participar num seminário que juntará «25 regiões da União Europeia, que se comprometeram a trabalhar a desenvolver e implementar instrumentos de apoio ao financiamento e internacionalização de PMEs das suas regiões», segundo a Câmara de Beja.
No seminário DIFASS, será apresentado o programa BejaGlobal como caso de estudo para as 25 regiões da União Europeia.