A BLiP, a feira que mostra como é melhor viver em Portugal…e no Algarve, estará de volta ao pavilhão Portimão Arena, nos dias 10 e 11 de Outubro, com entrada livre.
Michael Reeve, diretor executivo da AFPOP, a Associação de Proprietários Estrangeiros de Portugal, que organiza a BLiP, revelou ao Sul Informação que este ano o certame contará com «mais de 90 expositores», embora o número final só se fique a saber na próxima semana.
Esta feira, cujo acrónimo significa «Better Living in Portugal», começou por ser uma forma de mostrar negócios e serviços que interessam aos estrangeiros que vivem no Algarve, em especial àqueles que não se consideram imigrantes, mas expatriados, a gozar as suas reformas mais ou menos douradas na região.
O objetivo, segundo Michael Reeve, é mostrar a todos, sejam «estrangeiros residentes ou que aqui tenham casa ou passem férias, sejam portugueses, como fazer uma vida melhor no Algarve, com os produtos e os serviços de empresas da região».
E todos os anos há novidades na BLiP, que este ano a organização espera atrair cerca de 7000 visitantes ao Portimão Arena, durante os dois dias do certame. «Há uma nova clínica de golfe, que usa equipamento de alta tecnologia para analisar o swing e fazer o acompanhamento da bola, de modo a ajudar os golfistas a melhorar o seu jogo», explica Michael Reeve.
Procurando tirar partido desta que é a melhor forma de mostrar os acontecimentos que interessam ao público estrangeiro, residente ou não, na feira haverá representações do Torneio de Golfe Portugal Masters, que vai decorrer no campo Oceânico Victoria, em Vilamoura, de 15 a 18 de Outubro, e do Algarve Classic Festival, que terá lugar de 23 a 25 de Outubro, no Autódromo Internacional do Algarve.
Michael Reeve salienta que a BLiP é sempre um local privilegiado para dar a conhecer eventos de relevo, como a maior prova de golfe da Europa ou um festival que trará ao circuito de Portimão antigas glórias e máquinas do desporto automóvel mundial.
Mas há mais novidades para os dias 10 e 11, no Portimão Arena: «teremos uma área mais alargada de “BLiP Shopping”, virada sobretudo para negócios mais pequenos que estão a vender os seus produtos no próprio dia».
Como nas edições anteriores, a BLiP concentra-se em apresentar serviços e produtos, em áreas que interessam sobretudo à comunidade estrangeira, mas que também podem ser úteis para os portugueses, como materiais e soluções inovadoras para construção, equipamentos para casa, elétricos e eletrónicos, equipamentos de jardim, piscina e ar livre, seguros, produtos e serviços financeiros, de saúde, beleza, moda, joias, segurança, imobiliário, manutenção de propriedades, turismo, computadores, televisão e telecomunicações, media, bebidas e comidas, golfe, portas e janelas, mobiliário, decoração, aquecimento e ar condicionado, iluminação, mudanças, agências funerárias, cartões de festas, ajudas para natação e para mobilidade.
Dos 7000 visitantes esperados, Michael Reeve sabe que, apesar de «não termos um inquérito rigoroso feito», «pelo menos 95% dos visitantes são do Algarve». Mas há também quem venha do Baixo Alentejo e de Lisboa, já que é raro encontrar, num só local, uma tal variedade de produtos bem direcionados para um público com necessidades específicas, como são os estrangeiros residentes e proprietários na região sul.
Que a BLiP é um sucesso ano após ano é fácil de constatar. O diretor executivo da AFPOP salienta que, como a feira «já existe desde há 15 anos, um grande número de expositores veem-na como a principal montra dos seus serviços e produtos para a comunidade algarvia».
«O alto número de expositores que repetem a sua presença e que fazem a sua reserva de espaço muito cedo indica o sucesso dos anos anteriores. Muitas empresas enchem os seus livros de encomendas para o Inverno e Primavera com os contactos que atraem durante a BLiP», acrescentou.
Embora não tenha números quanto ao volume de negócios gerado por esta feira, Michael Reeve salienta que «muitos dos expositores do ano passado responderam imediatamente à nossa primeira comunicação sobre a edição de 2015, para reservar os seus espaços, o que deve significar que eles consideram a BLiP como um sucesso para os seus negócios».