A Câmara de Lagoa e a Universidade do Algarve vão criar um Observatório Municipal de Lagoa, com o intuito de dotar o executivo de informação adequada à tomada de decisão estratégica a médio e longo prazo. Esta parceria com a UAlg será um dos temas principais da visita que o reitor António Branco vai fazer ao concelho de Lagoa, na próxima sexta-feira, dia 14.
No âmbito desta parceria, e ao que o Sul Informação apurou, o município de Lagoa será considerado como um case study no modelo de cooperação entre a UAlg e os municípios, que o novo reitor está a implementar e de que o périplo de visitas que está a fazer pelo Algarve é um primeiro passo.
A receção ao reitor António Branco está marcada para as 9h30, no Convento de S. José, no centro antigo de Lagoa, e integrará uma troca de impressões sobre grandes áreas de atuação, objetivos e estratégias da Universidade do Algarve e do Município e a procura de projetos comuns e de cooperação.
Na mesma altura, será assinado o Protocolo de Cooperação, no âmbito dos “Encontros de Fotografia de Lagoa 2014 – Para Além do Azul do Mar”.
Depois do almoço, o reitor e a sua equipa, sempre acompanhado pelo presidente da Câmara Francisco Martins, visitarão diversos pontos do concelho de Lagoa, como o Promontório da Sra. da Rocha, o Forte de Nossa Senhora da Encarnação, em Carvoeiro, o estacionamento do Molhe em Ferragudo, o Parque Municipal do Sítio das Fontes e ainda a Quinta do Vales, um dos principais produtores de vinhos do Algarve.
Património histórico-cultural, cultura, paisagem, pescas, tendências da procura turística, alterações climáticas e seu impacto nas praias e arribas, atividades turísticas emergentes com impacto sobre o litoral, investigação científica aplicada aos problemas do golfe, da agricultura e vitivinicultura, do turismo, das pescas e de outras atividades económicas, são alguns dos temas a desenvolver durante a visita ao concelho.