A Comissão Europeia e a Associação Europeia de Agências de Viagens e Operadores Turísticos (ECTAA) estão a pedir aos operadores turísticos e agentes de viagens que promovam o número de emergência pan-europeu, o «112», nos respetivos sítios Web e bilhetes eletrónicos, assim como nos principais destinos turísticos.
O 112 é o número de emergência europeu, para o qual se pode telefonar gratuitamente a partir de telefones fixos e móveis, em qualquer ponto da União Europeia e na Suíça.
O 112 liga a pessoa que telefona a um serviço de emergência (polícia local, bombeiros ou serviços médicos) e permite-lhe falar com um operador em várias línguas europeias à escolha. Está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.
O número está agora operacional em todos os Estados-Membros da União Europeia e coexiste com os números nacionais de emergência (como o 999 ou o 110).
A Dinamarca, a Finlândia, Malta, os Países Baixos, Portugal, a Roménia e a Suécia decidiram, além disso, fazer do número 112 o seu único ou principal número nacional de emergência.
Este número foi também escolhido por alguns países de fora da UE, como a Suíça, a Croácia, o Montenegro e a Turquia.
Sabia que…
As chamadas podem ser feitas em inglês em 25 países, para além do Reino Unido, da Irlanda e de Malta.
Catorze países (para além da Bélgica, da França e do Luxemburgo) estão preparados para responder a chamadas em francês: a Alemanha, a Bulgária, a Eslováquia, a Espanha, a Finlândia, a Grécia, a Irlanda, a Itália, a Lituânia, os Países Baixos, a Polónia, a República Checa, a Roménia e a Noruega.