O 1º Festival da Gastronomia – Dieta Mediterrânica realiza-se no próximo dia 22 de Maio, na Escola de Hotelaria e Turismo, em Faro. Em simultâneo, tem lugar a mostra gastronómica Sentidos & Tradições, promovida, anualmente, pelos alunos da EHTA.
A gastronomia portuguesa faz parte do tecido económico e cultural, cuja importância tem vindo a ser crescente, integrando o património cultural português.
Neste sentido, «a gastronomia portuguesa, enquanto ativo cultural e económico nacional, tem sido objeto, nos últimos anos, de múltiplas e variadas ações de valorização concreta, com especial relevância nos domínios da cultura, do turismo, da agricultura, da saúde e da educação», salienta a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDRA), que organiza o certame.
Isso culminou na «recente inscrição da «Dieta Mediterrânica» na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, em Dezembro de 2013, outorgando assim à gastronomia portuguesa uma visibilidade acrescida a nível internacional, justificando-se a sua divulgação e promoção de forma articulada», acrescenta a CCDRA.
O programa contempla um concurso de gastronomia com sete equipas concorrentes, que vai ter no júri dois Chefes Algarvios, premiados com uma Estrela Michelin, e um terceiro Chefe muito conceituado a nível nacional e internacional.
No início da noite, estará previsto um “Espaço Inovação”, onde será possível degustar o que de melhor a cozinha algarvia tem para oferecer, tal como, tibornas, ovelha churra, corvina especial da Ria Formosa, cataplana, atum cozinhado em pedra de sal e mais petiscos inovadores.
Ainda durante esta primeira edição do Festival de Gastronomia, haverá um concurso de decoração de mesas, feito à base de produtos tradicionais e do artesanato do Algarve.
Além dos expositores convidados pela Escola de Hotelaria e Turismo, haverá também um expositor com os produtos inovadores da cozinha algarvia mediterrânica, onde não faltarão os doces, a salicórnia, o licor de tomilho cabeçudo, os azeites aromatizados, as trufas de figo, entre muitos outros.
Num espaço de referência histórica e arquitetónica como o Convento de São Francisco, onde funciona a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, a mostra de sentidos e tradições tem por objetivo «pôr em prática competências adquiridas pelos alunos ao longo do ano letivo, e contribuir para a visibilidade dos empresários dos vários setores de atividade da região algarvia».
Este evento insere-se numa «estratégia consistente de promoção e divulgação da gastronomia regional algarvia, no sentido de demonstração e usufruição de uma linha integrada desta temática», conclui a CCDRA.