Estudantes de escolas do Algarve foram à descoberta da Europa que há na região, mais precisamente, em Alcoutim.
Na segunda-feira alunos do 7º e do 8º ano de escolas do sotavento algarvio participaram numa «Caça ao Tesouro» no SolarLab da Plataforma de Demonstração Solar de Martim Longo, promovida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e pela Plataforma Solar.
Esta iniciativa inseriu-se na campanha «A Europa na Minha Região», à qual a CCDR do Algarve se associou, através do Cresc Algarve 2020. A «Caça ao Tesouro» é uma iniciativa organizada por 18 países e um total de 45 regiões, que desafia os participantes a encontrar pistas escondidas em alguns projetos cofinanciados, habilitando-os a ganhar uma viagem a uma capital europeia.
No caso do Algarve, foi escolhida a Plataforma Solar, projeto que, na visão do presidente da CCDR do Algarve David Santos «mostra a importância dos Fundos da União Europeia para a valorização desta infraestrutura».
«São investimentos desta natureza, localizados em área de baixa densidade, que podem tornar o Algarve mais competitivo. Além disso estão alinhados com as prioridades do Portugal 2020», acrescentou.
A campanha da União Europeia «A Europa na Minha Região» visa «incentivar os cidadãos a descobrirem e aprenderem mais sobre os projetos financiados pela União Europeia». Muitas das atividades concentram-se a 9 de Maio, Dia da Europa, em que será promovida, pela CCDR do Algarve, uma visita a diversos projetos apoiados por Fundos Europeus, na região.
Mas a campanha, realizada no âmbito dos “Open EU Project Days 2016”, decorre até Junho e prevê, ainda, um Concurso de Fotografia e um Concurso de Blogues.