Ensinar as empresas da região a atingir a internacionalização em dez passos é o objetivo da Oficina de Trabalho que a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDRA) vai promover na sua sede a 16 de julho, em Faro, através da Enterprise Europe Network.
«Esta ação surge no seguimento de dois de workshops sobre o mesmo tema organizados em Junho pela Enterprise Europe Network em parceria com a Loja de Exportação de Faro e pretende aprofundar os conhecimentos adquiridos na operacionalização de um Plano de Internacionalização», revelou a CCDRA num comunicado enviado às redações.
Esta terceira sessão será orientada pelo formador e consultor em marketing internacional António Paraíso, «com experiência de 18 anos como gestor de mercados externos, que irá partilhar com empresários a forma como cada empresa se deve organizar para trabalhar lá fora, transmitindo algumas sugestões de planeamento e condução das respetivas estratégias de internacionalização».
Na sessão de 16 de julho, dez passos para criar um Plano de Internacionalização «serão apresentados de forma detalhada, incluindo fichas de trabalho e mapas que irão servir de base, em conjunto com pesquisa na internet, para uma parte prática de construção do plano de cada formando».
A internacionalização das empresas portuguesas tem sido vista como um imperativo, não só porque temos «um mercado nacional pequeno e deprimido», mas também pelo aumento nas exportações que potencia.
«A realidade do Algarve, em termos de saídas internacionais de mercadorias oriundas da região, é muito exígua, pois representa apenas 0,24% do valor total nacional (dados de 2010). A isto acresce que mais de 50% das exportações regionais são produtos do setor primário não transformados e que cerca de 45% do valor das mercadorias expedidas têm como destino o nosso país vizinho, a Espanha», ilustrou a CCDRA.
Os interessados em participar podem obter esclarecimento, detalhes do programa e efetuar inscrições pagas no site da CCDRA.