Cinco vinhos do Algarve foram distinguidos com medalhas no Concurso Vinhos de Portugal 2015, da ViniPortugal, cujos vencedores foram anunciados na passada sexta-feira, em Viseu.
O Paxá Special Tinto 2009, da Paxá Wines, e o Al-Ria Tinto 2014, da Casa Santos Lima, receberam a medalha de Ouro. Já o Paxá Reserva Tinto 2009, o Alvor Colheita Selecionada Tinto 2013, da Quinta do Morgado da Torre e o Vida Nova Branco 2014, da Adega do Cantor, foram distinguidos com a Prata, revelou a Comissão Vitivinícola do Algarve.
Ao todo, foram atribuídas 303 medalhas, nas categorias Grande Ouro, Ouro e Prata, escolhidos entre os 1156 vinhos apresentados a concurso. A estes 303 vinhos, foram dados 22 Grandes Ouro, 46 Ouro e 239 Prata.
Nas regras do concurso é contemplada, ainda, a categoria Bronze, mas «pelas elevadas notas obtidas não foram atribuídas medalhas de bronze». «Dos vinhos avaliados, 60 por cento obtiveram nota que lhes permitia obter uma medalha, embora o Regulamento limite a 25 por cento as medalhas a atribuir», revelou a organização do concurso de vinhos, ou seja, houve alguns vinhos de grande qualidade a ficar de fora.
O júri do concurso, composto por 22 especialistas internacionais, provenientes de oito países diferentes, considerou o vinho Herdade do Esporão Verdelho 2014 o melhor a concurso. Também se destacaram o vinho Ataíde Costa Martins Semedo Unip. Lda, como Melhor Vinho Espumante, e o Bacalhôa Moscatel Roxo Superior, como Melhor Vinho Licoroso.
Por regiões, o Douro e o Alentejo foram as grandes vencedoras, com cinco vinhos Grande Ouro cada, seguidos da região do Dão, que teve três vinhos distinguidos com Grande Ouro.