A Câmara de Odemira vai entregar amanhã os primeiros “cheques empreededores” referentes aos apoios financeiros do Município, a sete empresários, no âmbito do Programa “Odemira Empreende – Programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego”.
Através das medidas “Apoio Financeiro ao Investimento” e “Apoio à Criação do Próprio Emprego”, o Município de Odemira já aprovou cerca 185 mil euros de apoios financeiros a 22 projetos. Entre julho de 2015 e abril de 2016 foram apresentadas 30 candidaturas.
A Câmara de Odemira explica que a medida de “Apoio Financeiro ao Investimento” «visa incentivar o investimento empresarial, nomeadamente todo o investimento que seja relevante para o desenvolvimento sustentado, que contribua para a criação de novos postos de trabalho, apostando na qualificação profissional, na inovação e nas novas tecnologias, sendo identificadas como zonas preferenciais para investimento os núcleos antigos, as áreas de reabilitação urbana, as zonas industriais classificadas no PDM e os parques empresariais municipais».
Já a medida de “Apoio à Criação do Próprio Emprego” «pretende incentivar os desempregados e os jovens à procura do primeiro emprego, que não aufiram nenhum apoio social estatal, a ter uma ideia empreendedora e a implementar o seu próprio negócio».
O programa “Odemira Empreende” «visa a promoção do desenvolvimento económico e da coesão territorial, através de várias medidas e ações para dinamizar e impulsionar o tecido empresarial, com vista à captação de novos investimentos, criação de emprego e qualificação do tecido empresarial, uma das prioridades estipuladas pelo executivo municipal para o mandato 2013/2017», explica a autarquia alentejana.
Além dos apoios financeiros, o programa engloba a Oficina do Empreendedor (em funcionamento desde dezembro de 2015, que inclui o Gabinete de Apoio ao Empreendedor, Ninho de Empresas e Atendimento Temático), a redução de taxas municipais, apoio à fixação de empresas, incentivos fiscais e a implementação do Prémio Espírito Empreendedor.