Mais de 90 referências serão avaliadas no IX Concurso de Vinhos do Algarve, que vai realizar-se no dia 11 de abril, no Convento de S. José, em Lagoa.
Organizado pela Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA), em parceria com a Câmara Municipal de Lagoa e a Associação dos Escanções de Portugal, o concurso premeia os melhores vinhos algarvios engarrafados.
O IX Concurso de Vinhos do Algarve é aberto a vinhos brancos, rosados e tintos, produzidos na Região Vitivinícola do Algarve, com direito a Denominação de Origem Protegida Lagos, Lagoa, Portimão e Tavira e Indicação Geográfica Algarve.
Pode ser submetido a concurso mais que um vinho de cada categoria. No entanto, os vinhos que já tenham sido premiados não serão admitidos. Para este ano, a organização estima a avaliação de mais 90 referências, superando a participação em edições anteriores dos produtores algarvios.
“Ambicionamos superar a taxa de participação do ano passado e assegurar a inscrição de mais de 20 produtores, ultrapassando as 90 referências de vinhos à prova. Este é um evento importante, na medida em que distinguimos a qualidade e variedade dos nossos vinhos”, salienta Carlos Gracias, presidente da CVA.
“A nossa missão é a consolidação da imagem do vinho algarvio e iniciativas com esta provam que a aposta da região na vitivinicultura é uma aposta para ganhar”, conclui.
Os vinhos admitidos são avaliados em prova cega, efetuada por um conjunto de provadores constituídos em painéis. Cada painel de jurados é constituído por um número mínimo de cinco provadores e um presidente.
No final, aos vinhos selecionados serão atribuídas as medalhas de Ouro, Prata e Bronze e ainda a Grande Medalha de Ouro, para o melhor Vinho do Algarve.
Os prémios serão entregues em cerimónia posterior, por ocasião da Fatacil 2016.