O VIII Concurso de Vinhos do Algarve vai realizar-se no dia 25 de Maio, no Convento de S. José, em Lagoa.
Organizado pela Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Algarve, em parceria com a Câmara Municipal de Lagoa e a Associação dos Escanções de Portugal, o concurso tem por objetivo a atribuição de distinções aos melhores vinhos engarrafados da região algarvia.
O Concurso de Vinhos do Algarve é aberto a vinhos brancos, rosados e tintos produzidos na Região Vitivinícola do Algarve, com direito a Denominação de Origem Protegida Lagos, Lagoa, Portimão e Tavira e Indicação Geográfica Algarve.
Está prevista a participação de cerca de 80 referências, avaliadas por um painel de provadores/escanções.
Os produtores podem submeter a concurso mais que um vinho de cada categoria.
Após o concurso, serão atribuídas as seguintes distinções: Medalhas de Ouro, Prata e Bronze e ainda a Grande Medalha de Ouro – O Melhor Vinho do Algarve.
Os vinhos admitidos a concurso são avaliados em prova cega, a ser efetuada pelo conjunto de provadores constituídos em painéis. Cada painel de jurados é constituído por um número mínimo de cinco provadores e um presidente.
Paralelamente ao concurso, e pela primeira vez, a CVR Algarve vai ainda organizar uma press tour pelos produtores algarvios, de forma a que os jornalistas possam conhecer a realidade atual do vinho algarvio.
«Este é um evento importante, na medida em que queremos dar a conhecer aos consumidores a qualidade que os vinhos têm vindo a alcançar ao longo dos últimos anos» afirma Carlos Gracias, presidente da CVR Algarve.
«Temos a certeza que os resultados vão surpreender porque acreditamos na qualidade dos nossos vinhos», remata.