Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Uma conferência internacional sobre «Logística e Cadeias de Abastecimento – Nova Era, Novos Desafios» decorreu no dia 11, no Centro de Negócios da Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), numa organização da CPSI – Comunidade Portuária de Sines organizou, com a Administração do Porto de Sines, a aicep Global Parques e a Câmara Municipal de Sines.

Este encontro, que reuniu vários especialistas, teve por objetivo analisar o futuro do setor e discutir o reforço da oferta disponível no Complexo Industrial e Portuário de Sines, composto pelo Porto de Sines e pela ZILS, através da apresentação da capacidade instalada, do know-how disponível neste cluster e do potencial de desenvolvimento futuro.

Os organizadores da conferência, Francisco Mendes Palma, presidente da aGP, José Luís Cacho, presidente da APS, Jorge d’Almeida, presidente da CPSi, e Filipa Faria, da Câmara Municipal de Sines, abordaram, na 1ª sessão, os temas «Sines – Porta Atlântica da Europa», «Porto de Sines – Os próximos 40 anos», «Sines Park – o cluster logístico de Sines» e «PUZILS – fator de desenvolvimento sustentável».

Já na 2ª Sessão, com o mote «Sines – Logística 4.0», José Carlos Simão, diretor da DGRM, falou sobre «A nova Janela Única», Pedro Pires de Miranda, presidente da Siemens, abordou o tema «Portos Inteligentes – Tecnologias Orientadas para o Futuro», e José Tavares e Luís Tadeu, da Fordesi, falaram sobre «Redes Logísticas de Última Geração, fazer mais e melhor com Menos Recursos».

A 3ª Sessão envolveu uma Mesa Redonda, onde se analisaram as Tendências da Logística Global e que contou com a participação de Artur Alves, CEO do Marlo, Dirk Sosef, vice presidente da Prologis SVP, João Gaitas, country manager da FríoPuerto e Jorge Alonso, CEO do Grupo Alonso.

Durante a conferência, foi ainda formalizada a adesão da aicep Global Parques à CPSI – Comunidade Portuária de Sines, que, na ocasião, revelou o seu novo logótipo, enfatizando a ligação do porto à logística e à indústria.

A ministra do Mar Ana Paula Vitorino, em mensagem dirigida aos participantes deste encontro, congratulou os organizadores da conferência e referiu antever «que 2017 será um ano marcante para os portos portugueses, perspetivando-se alcançar o resultado notável de 100 milhões de toneladas. Esta marca histórica é, pois, indissociável do importante contributo do Porto de Sines e do seu sucesso no contexto portuário mundial. A este propósito, devo evidenciar o compromisso firme do Governo em reforçar o papel do Porto de Sines à escala global, enquanto porto hub para as principais rotas marítimas de comércio internacional e um dos principais portos energéticos do corredor marítimo atlântico».

A Comunidade Portuária de Sines CPSI foi criada no dia 9 de Junho de 2011 e integra os principais agentes económicos com atividade nesta infraestrutura portuária.

A CPSI visa cumprir um conjunto de objetivos que contribuam para o desenvolvimento do Porto de Sines, nomeadamente no âmbito comercial e propõe-se ainda contribuir para a melhoria das condições de operacionalidade do Porto de Sines, bem como para o desenvolvimento da área logística adjacente, visando tornar Sines numa grande plataforma logística Ibérica e Europeia.

sulinformacao

Também poderá gostar

PR02_Agenda Nexus|joão galamba

Sines debateu Agenda NEXUS que responde aos desafios da transição energética e digital

Agenda NEXUS, liderada pelo Porto de Sines, foi um dos projetos selecionados, no âmbito
Portugal_Export_2_Easy-Resize.com|Portugal_Export_Easy-Resize.com

Porto de Sines recebe líderes da logística e infraestruturas de transportes de Portugal e Brasil

Secretário de Estado das Infraestruturas evidenciou os “laços históricos, culturais, de identidade, tradições” partilhados
Porto de Sines sobe três lugares no TOP 100 mundial

Porto de Sines sobe três lugares no Top 100 mundial

Passa a ocupar a 95.ª posição