A cooperativa Terras de Sal, de Castro Marim, conquistou três medalhas de ouro, uma de prata e uma menção honrosa no 2º Concurso Nacional de Sal, Ervas Aromáticas e Condimentos, que se realizou no passado dia 7 de abril, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém.
A Terras de Sal arrecadou então a medalha de ouro nas categorias “Sal Marinho”, “Flor de Sal” e “Flor de Sal Aromatizada”, com o produto Flor de Sal de Castro Marim com Vinho do Porto, e a medalha de prata na categoria “Sal Marinho Líquido”.
A Cooperativa conquistou ainda a menção honrosa para a embalagem pelos materiais escolhidos – vidro (permitindo a visibilidade para o produto) e cortiça (material nobre e tradicional).
Para Castro Marim, este é «um enorme reconhecimento» do trabalho desenvolvido na salicultura tradicional e uma «gratificante dignificação» dos produtos produzidos na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António.
«Estamos muito orgulhosos com o reconhecimento do excelente trabalho da Terras de Sal, pelo 2º ano consecutivo. O aproveitamento dos recursos endógenos, neste caso do Sal, é uma das maiores apostas no âmbito do desenvolvimento económico local e a autarquia tem apoiado este tipo de iniciativa e investido também no mesmo sentido», realça o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral.
A cooperativa castromarinense une produtores de sal marinho tradicional e flor de sal de Castro Marim, «com o intuito de promover, valorizar e comercializar estes produtos artesanais».
O 2º Concurso Nacional de Sal, Ervas Aromáticas e Condimentos foi uma iniciativa da Qualifica – Associação Nacional de Municípios e de Produtores para a Valorização e Qualificação dos Produtos Tradicionais Portugueses, em colaboração com o Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, cujo objetivo passou por premiar, promover, valorizar e divulgar o sal, as ervas aromáticas e os condimentos tradicionais portugueses.