Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A taxa de ocupação hoteleira em março foi de 43,9%, ou seja 1,7pp abaixo do valor verificado no mesmo mês de 2013, anunciou hoje a Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA).

Mais forte foi, porém, a quebra do volume de negócios, que diminuiu 4,2% face ao mês homólogo.

Este descréscimo veio interromper um ciclo de meses em que a taxa hoteleira no Algarve estava a sofrer subidas ligeiras mas constantes. Segundo a AHETA, a descida verificada na ocupação e volume de negócios no mês anterior deve-se ao facto de, no ano passado, a Páscoa ter sido em Março, garantindo a esse mês uma ocupação hoteleira mais alta.

Ainda de acordo com os dados da AHETA, os mercados que mais contribuíram para a descida verificada foram o nacional (-2,0pp), o alemão (-1,3pp) e o espanhol (‑0,8pp). Os mercados britânico (+0,6pp) e holandês (+0,4pp) foram os que mais subiram em termos homólogos.

As zonas de Tavira (-7,6pp) e de Monte Gordo/VRSA (-7,2pp) registaram as principais descidas. Albufeira, a principal zona turística da região, sofreu uma descida de 3,1pp.

Em situação inversa, as zonas de Carvoeiro/Armação de Pêra (+5,0pp) e Faro/Olhão (+2,5pp) foram as que apresentaram as maiores subidas.

Apesar da quebra em termos homólogos, a zona de Monte Gordo/VRSA voltou a registar a taxa de ocupação média mais elevada (69,5%). A mais baixa ocorreu em Tavira (34,2%).

Por categorias, os hotéis e aparthotéis de 5* (+0,8pp) foram os que apresentaram as maiores subidas nas ocupações. As maiores descidas foram registadas nos aldeamentos e apartamentos turísticos de 5 e 4* (‑4,8pp) e nos de 3* (-2,5pp).

Os hotéis e aparthotéis de 5* registaram a ocupação mais baixa (40,5%), enquanto os de 3* registaram a mais alta (52,8%).

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Um quarto dos portugueses que vai passar férias fora de casa escolhe o Algarve

Um quarto dos portugueses que vai passar férias fora de casa em 2017 escolhe

Sul Informação

Desidério Silva diz que «é preciso fazer alguma coisa imediatamente» para parar violência na Oura

Os desacatos que têm sido noticiados nos últimos dias, na Oura, em Albufeira, são

Sul Informação

Algarve é a região do país com mais hotéis com «incríveis piscinas»

Seis dos 14 hotéis portugueses com as piscinas mais incríveis, segundo o ranking feito