A Direção Regional da Cultura do Algarve apresenta amanhã, dia 26, às 11h00, no stand do Turismo do Algarve, as rotas culturais e patrimoniais que se têm vindo a desenvolver, num esforço concertado com os municípios e com a própria RTA.
Numa apresentação destinada aos profissionais do turismo e das viagens, a Cultura do Algarve procurará «motivar estes agentes para a promoção e divulgação aos seus clientes daqueles recursos culturais e patrimoniais, que começam a estar estruturados de forma temática e a apresentar um Algarve com história e conteúdo».
As propostas que foram sendo desenvolvidas, na sua maioria em cooperação com regiões e países vizinhos, incluem itinerários arqueológicos e rotas que apelam ao conhecimento da expansão ultramarina portuguesa, ou do legado do al-Andalus, este em torno do rei poeta al-Mutamid e das influências dos califados omíadas de Damasco e Córdova na região.
A sensibilização daqueles agentes para a divulgação e promoção dos recursos culturais e patrimoniais é apresentada como «uma aposta estratégica deste organismo para a sua melhor salvaguarda, divulgação e preservação futura».
A Direção Regional da Cultura do Algarve salienta que «é forte a convicção» de que «só se pode valorizar aquilo que se conhece, pelo que a presença em espaços de promoção do turismo, como é a Bolsa de Turismo de Lisboa, é uma oportunidade para fazer o discurso da identidade e da herança cultural regional chegar a mais pessoas».
Esta feira, que é conhecida por ter uma forte presença de profissionais dos países irmãos e dos Países de Língua Oficial Portuguesa, apresenta-se como um grande momento para dar a conhecer a cultura e o património da região.