A hotelaria do Algarve registou cerca de três milhões de dormidas em Agosto, valor que representa 0,7 por cento a mais em relação ao mesmo mês do ano anterior, acaba de revelar o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Dessas dormidas, dois milhões foram realizadas por turistas estrangeiros (+7,5 por cento) e um milhão por residentes (-10,6 por cento).
Os resultados preliminares dos primeiros oito meses do ano revelam a crescente procura do destino pelos estrangeiros.
Dos 13 milhões de dormidas acumuladas entre Janeiro e Agosto na região (+8,0 por cento), 10 milhões referem-se a pernoitas de turistas estrangeiros, um milhão de dormidas a mais do que no período homólogo (+11,7 por cento).
Ainda segundo o INE, em Agosto, o número de hóspedes nos estabelecimentos hoteleiros do Algarve fixou-se em 588 mil (-0,7 por cento), face ao mesmo mês do ano passado, enquanto no período de Janeiro a Agosto registaram-se 2,8 milhões de hóspedes (+9,1%).
Quanto aos proveitos totais, cresceram 10,7 por cento em Agosto, para mais de 193 milhões de euros, sendo o valor acumulado desde o início do ano cerca de 562 milhões de euros (+17,8 por cento).
O presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA) classifica os resultados de «francamente positivos e ajustados às previsões para o destino».
Desidério Silva destaca ainda «o forte crescimento dos principais mercados externos, que realizaram um milhão de dormidas a mais em apenas oito meses, com França a ganhar lugar entre os cinco maiores emissores de turistas para a região, juntamente com o Reino Unido, Alemanha, Holanda e Irlanda».