A Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) elegeu, no passado dia 9 de Janeiro, os novos corpos sociais para o triénio 2015 – 2018.
Carlos Cabrita, do Grupo Vila Galé, preside à Mesa da Assembleia Geral, enquanto Martinho Fortunato, da Marlagos, SA (Marina de Lagos), preside ao Conselho Fiscal, e Elidérico Viegas foi reconduzido como presidente da nova direção.
A nova direção da AHETA integra ainda oito vice-presidentes: Pedro Lopes, do Grupo Pestana, José Carlos Leandro, do Hotel Alísios, Reinaldo Teixeira, da Garvetur, Joel Pais, da Solverde, Christopher Stilwell, do Grupo Oceânico, Jorge Beldade, do Grupo Tivoli Hotels, Joaquim Palma, do Grupo JJWHotels, e José Queiroga Valentim, do Grupo Pedras da Rainha.
O grande desígnio dos novos dirigentes da AHETA é contribuir para fazer valer os pontos de vista dos empresários hoteleiros e turísticos do Algarve, designadamente no que se refere à «criação de condições mais favoráveis que permitam uma maior rentabilidade e afirmação dos seus interesses».
Para os dirigentes da AHETA, «o futuro das empresas hoteleiras e turísticas passa pelo reconhecimento da importância económica e social do turismo do Algarve na economia portuguesa, designadamente no que se refere ao seu desempenho na comercialização de bens e serviços transacionáveis».
Para a AHETA, o Turismo do Algarve é determinante para enfrentar e vencer com sucesso as fraquezas financeiras e económicas do País, atendendo ao seu cariz marcadamente exportador e, por conseguinte, gerador de bens transaccionáveis.
Os dirigentes agora eleitos assumem que «o alvo e grande objetivo da AHETA é a atividade turística, a defesa dos empresários e, obviamente, a criação de melhores condições para os seus trabalhadores, sem deixar de assumir uma perspetiva global da economia da região».
«O que está em causa é a criação de condições potenciadoras de desenvolvimento e competitividade económica, através do reforço de parcerias e entendimentos sobre propostas concretas com outras entidades, tendo no horizonte a salvaguarda dos interesses gerais dos associados e o desenvolvimento sustentado da atividade turística e empresarial do Algarve», acrescenta a associação.
A AHETA é, cada vez mais, o ponto de encontro dos empresários do setor no Algarve, estando disponível para concertar posições com diferentes organismos públicos e privados sobre as várias questões que envolvem a economia do turismo, por forma a dar uma expressão mais visível à diversidade da oferta turística regional e aos seus interesses empresariais.
Por tudo isto, a AHETA irá continuar a pautar as suas tomadas de posição na independência face ao poder político e a outras forças que, porventura, coloquem em causa a intransigente defesa do turismo, do Algarve e dos seus empresários, no respeito por uma estratégia de rigor, transparência e abertura que sempre caracterizou a associação ao longo de quase vinte anos de existência.