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A larga maioria dos que assistiram a eventos do 365 Algarve mostraram-se satisfeitos com a experiência e admitem recomendá-lo aos amigos, revelou um estudo levado a cabo pela Universidade do Algarve (UAlg), encomendado pela Região de Turismo do Algarve (RTA).

Segundo a RTA, o trabalho levado a cabo pela universidade apurou que «84% dos residentes e 79% dos visitantes que assistiram a eventos do programa cultural 365 Algarve ficaram satisfeitos com a sua experiência e pretendem recomendar a iniciativa nos seus círculos mais próximos».

«A maioria viu as suas expectativas serem superadas, pretende participar noutros eventos do programa e considera o 365 Algarve uma iniciativa inovadora, bastante diversificada e com eventos e espaços de excelência», acrescentou a entidade que dinamiza este programa cultural, que funciona durante os meses de época baixa do turismo, mais precisamente, entre Outubro e Maio.

Estes são os dados que já foi possível apurar do estudo, baseado em 1200 inquéritos e oito entrevistas a stakeholders. O documento está disponível online.

«A maioria dos inquiridos tem uma idade média de 53 e 46 anos (residentes e visitantes, respetivamente), e tem um nível de educação superior (65% e 73% respetivamente). Os residentes no Algarve têm nacionalidade portuguesa (53%), inglesa (26%), holandesa (5%) e alemã (4%) e provêm maioritariamente do centro e sotavento algarvios. Os visitantes são provenientes de Portugal (53%), – principalmente da região Centro (10%), da Área Metropolitana de Lisboa (26%) e da Região Autónoma da Madeira (10%) -, dos EUA, Reino Unido, Holanda e Bélgica», enquadrou a RTA.

Além de um elevado grau de satisfação entre os que assistiram a eventos 365 Algarve, o trabalho levado a cabo pela UAlg revelou que a adesão ao programa também é alta, já que, entre os inquiridos, «54% dos residentes assistiram, em média, a dois eventos e 76% dos visitantes a, pelo menos, uma apresentação».

«As preferências recaem nos espetáculos musicais, de dança e teatro. A atratividade do programa, o gosto pelos eventos escolhidos e o gosto pela cultura foram os principais motivos que levaram tanto os residentes como os visitantes a participar. O facto de os eventos decorrerem perto dos locais de residência é um fator de relevo para os residentes, enquanto para os visitantes pesou a possibilidade de usufruir de novas experiências no Algarve através de eventos diferenciadores», segundo a RTA.

Da parte dos stakeholders, o programa cultural é visto como «uma ótima oportunidade para incentivar e promover a criação artística e cultural do Algarve durante a época baixa, formando novos públicos na população algarvia assim como nos turistas nacionais e internacionais que visitam a região».

A primeira edição do 365 Algarve foi lançada em Outubro e termina em Maio. A oferta do programa inclui mais de mil apresentações de música, dança, teatro, exposições, animação de património, entre outras. Entretanto, já abriram as inscrições para a próxima edição do programa, que decorrerá entre Outubro de 2017 e Maio de 2018.

sulinformacao

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