A Eurocidade do Guadiana, enquanto novo destino turístico da Península Ibérica, foi apresentada esta sexta-feira na Feira Internacional de Turismo de Madrid – Fitur 2018.
Esta nova marca turística, composta pelos municípios de Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António, «reforça ainda mais as margens do Rio Guadiana e valoriza os equipamentos existentes nas fronteiras do Algarve e da Andaluzia», explica a Câmara de VRSA.
Numa apresentação que contou com uma centena de espectadores, Alberto Fernández, alcaide de Ayamonte, e Luís Romão, vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, «enalteceram o conjunto de valências existentes na região da Eurocidade do Guadiana e que fazem desta um destino absolutamente apetecível», conta a autarquia.
Segundo o Município vila-realense, as «infraestruturas desportivas, 20 quilómetros de praias de areia branca, um clima ameno, uma gastronomia incontornável, seis campos de golfe, património histórico e cultural de elevado interesse, um rio facilmente navegável, unidades hoteleiras com boa capacidade de acolhimento e ainda um centro de congressos de dimensão e qualidade elevadas são alguns dos fatores que fazem deste destino turístico uma nova referência na Península Ibérica.
A união de três municípios com a sua «identidade bem definida e consolidada, a vontade de crescer e de ser competitivo nesta e noutras áreas foram alguns dos pontos centrais referidos pelos dois governantes», acrescenta a autarquia.
Para Luís Romao, vice-presidente da Câmara de VRSA, considera que «muito mais do que afastar, o rio Guadiana, elo comum entre os três municípios, aproxima-os e confere-lhes mais coesão».
A estratégia de promoção conjunta do novo destino turístico irá ter continuidade na Bolsa de Turismo de Lisboa e noutras feiras e exposições da especialidade.