A terceira edição da Farnáutica – Mostra do Mar e da Náutica, a realizar-se de 5 (sexta-feira) a 7 de Maio (domingo), no Jardim Manuel Bívar, fará de Faro «a capital do mar», com a divulgação de propostas de turismo náutico, mas também com exposição de equipamentos, embarcações de recreio ou motas de água.
É que, um dos objetivos deste certame, é promover atividades relacionadas com o «setor do mar e do litoral, vincando a nossa história, a nossa cultura e a nossa identidade em que o mar tem um papel de destaque e de crucial importância», segundo a Ambifaro.
Estará também representado material náutico, assim como instituições como a Docapesca, a Direção Regional de Agricultura e Pescas, o Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve, o Centro Ciência Viva, a For Mar, as conservas Maná, a Gnáutica com os seus acessórios e equipamentos ligados à náutica de recreio, ou a Open Waters que divulgará as suas atividades ligadas ao mergulho e ao mundo subaquático.
A estas junta-se o Centro Náutico e o Ginásio Clube Naval que terão uma exposição com as suas aulas, atividades e material, como a vela, o remo, a natação e a canoagem.
Ao longo desta mostra existirá, também, um conjunto de atividades paralelas, como um showcooking de Cavala e Carapau fresco e em conserva, promovido pela Docapesca em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, e um passeio de kayak pela Ria Formosa a cargo do núcleo de canoagem do Sport Faro e Benfica, permitindo que os participantes possam conhecer um pouco melhor este complexo lagunar, percorrendo canais secundários, sapais e esteiros, podendo observar aves, ou a morfologia e a vegetação característica desta laguna.
Em simultâneo com esta mostra vai decorrer uma feira de artesanato regional algarvio com a presença de cerca de duas dezenas de artesãos e com a existência de carrinhas de street food.
A entrada é gratuita e o horário de funcionamento do certame é das 11h00 às 24h00 nos dias 5 e 6 e das 11h00 às 22h00 no dia 7.