Tudo começou em Santa Rita, aldeia do interior que ainda guarda saberes de outros tempos, mas, ao longo do dia, também houve tempo para conhecer os encantos de Cacela Velha e Vila Real de Santo António, bem como o futuro Grand House Guadiana, que fez viajar até aos anos 20 à boleia de um marinheiro.
Assim foi mais uma fam trip, visita destinada a agentes de viagens, operadores turísticos e jornalistas do Algarve, desta vez no concelho de VRSA.
Na aldeia de Santa Rita visitou-se a Ermida lá construída, no século XVIII, em honra de Santa Rita de Cássia, e que, ainda esta semana, recebeu uma visita de uma turista italiana que foi, de propósito à aldeia, para conhecer a igreja.
É também naquela aldeia que funciona o Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela, onde está patente, de momento, uma exposição que relembra antigas profissões, como a cesteira, o barbeiro ou a costureira.
Dali, seguiu-se para Cacela Velha, com o grupo a poder entrar na Fortaleza, apreciando a bonita vista. Antes do almoço, no restaurante “Pescador”, já em Vila Real de Santo António, com arroz de lingueirão na ementa, visitou-se a praia de Monte Gordo, que vai ganhar uma nova vida.
O Farol de Vila Real de Santo António, que recebeu, há poucos dias, uma sessão de cinema, também foi um dos pontos da visita, com os mais corajosos a subir ao topo, onde se tem uma vista geral de VRSA, bem como de Ayamonte, já na vizinha Espanha.
Mas a verdadeira “magia” estava guardada para o final da tarde, com a visita, à boleia do marinheiro da história de Fernando Pessanha, ao antigo Hotel Guadiana que vai reabrir com o nome Grand House. No total serão 31 quartos, mas o hotel também terá um restaurante, uma biblioteca e uma sala de estar. Já a abertura acontecerá durante este Verão.
O dia terminou com uma pequena visita guiada ao centro de VRSA, a cidade pombalina que foi pensada a regra e esquadro. Sabia, por exemplo, que todos os edifícios da Avenida da República, virada para o Guadiana e Ayamonte, têm sete janelas?
Esta iniciativa, promovida pela Região do Turismo do Algarve (RTA), já passou por Alcoutim, São Brás de Alportel, Monchique, Lagos, Lagoa, Aljezur, Tavira, Silves, Faro, Albufeira, Vila do Bispo e Castro Marim , Loulé e Olhão.
Fica apenas a faltar Portimão.
Fotos: Gonçalo Dourado | Sul Informação