Chega a Portimão ao início da manhã de amanhã, quarta-feira, 29 de maio, a Fragata “Hermenegildo Capelo”, penúltimo dos quatro antigos navios de guerra da Armada Portuguesa que integrarão o Parque Subaquático Ocean Revival.
A Fragata, que passou com distinção em todas as vistorias realizadas pelas autoridades competentes, tem 2.700 toneladas, 102 metros de comprimento e 12 de boca, e será alvo em Portimão dos últimos preparativos para o seu afundamento, marcado para 15 de junho no parque Ocean Revival, situado ao largo da Praia de Alvor.
Neste polo de turismo subaquático já podem ser visitadas o Patrulha Oceânico “Zambeze” e a Corveta “Oliveira do Carmo”, submersos no dia 30 de outubro passado, faltando ainda o Navio Oceanográfico “Almeida Carvalho”, que será afundado em setembro próximo.
Os quatro navios desta frota, que marcaram a história da Marinha Portuguesa, funcionarão como recifes artificiais num fundo de areia, constituindo uma paragem obrigatória para o importante nicho do turismo de mergulho, com a previsão que ao longo dos primeiros dez anos sejam atraídos um total de 620 mil mergulhadores e suas famílias, o que poderá constituir um importante estímulo para a economia local.
Esta manhã, o secretário de Estado do Turismo teve um batismo de mergulho ao largo da costa de Portimão, precisamente para chamar a atenção para o projeto Ocean Revival e as potencialidades do turismo de mergulho no Algarve.