As «Oportunidades de Financiamento no Horizonte 2020 para a Saúde em 2017» vão ser o tema de uma sessão que a sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve vai acolher na quinta-feira, às 14 horas.
A sessão é organizada pelo Gabinete de Promoção do Programa Quadro de I&DT e o seu objetivo é divulgar os concursos na área da Saúde e promover a discussão sobre as vantagens da participação no Horizonte 2020. O público-alvo da sessão são entidades do setor da saúde, institutos de ensino superior, associações privadas de I&D, empresas, organizações de doentes e entidades do terceiro sector com acesso a consumidores finais.
«O Desafio Societal 1 do Horizonte 2020 – “Saúde, alterações demográficas e bem-estar” conta com um orçamento superior a 7 mil milhões de euros para o financiamento de projetos na área da saúde entre 2014-2020. O principal objetivo destes projetos é apoiar a investigação e inovação from bench to bedside, de forma a traduzir a ciência em benefícios para os cidadãos e para o setor da Saúde Europeu. Pretende-se assegurar uma rápida transferência de conhecimento e de soluções inovadoras para a prevenção, diagnóstico, modalidades de tratamento e cuidados de saúde na Europa e no mundo», enquadrou a CCDR do Algarve.
No total, os concursos da saúde para 2017 contam com um orçamento de cerca de 320 milhões de euros, que contemplam diversas áreas, nomeadamente: ICT for Health, Clinical studies, Active and healthy ageing, Big data and computer modelling, entre outras.
A participação na sessão é gratuita, mas a inscrição é obrigatória e pode ser feita online.