Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O subsídio de Natal é cada vez menos utilizado para comprar presentes na época festiva. Se em 2011, 82% dos inquiridos o usava para este fim, em 2012 já eram 63% e em 2013 o número diminui ainda mais para os 49%.

O número de portugueses que afirmam não receber o subsídio de Natal tem vindo também a aumentar: em 2011 eram 9% dos portugueses que diziam não o receber, em 2012, 21%, e, em 2013, o número já chega aos 25%.

Estes dados foram recentemente revelados por um estudo do Observador Cetelem sobre as “Intenções de Compras de Natal dos Portugueses”.

A faixa etária entre os 18 e os 24 anos é aquela que mais diz não receber o subsídio de Natal. 68% dos membros desta faixa etária não tem este tipo de rendimento.

Por outro lado, é na faixa etária entre os 45 e os 54 anos que se encontra a maioria dos que utilizam este subsídio para compra de presentes natalícios: são 58% os que dizem que o fazem.

O mesmo estudo do Observador Cetelem revela que a percentagem de pessoas que não compra presentes nesta época também aumentou: enquanto em 2011 se situava nos 1%, em 2013 já chega aos 7%.

Em termos de diferenças socioeconómicas, a maior encontra-se neste ponto: os que compram ou não presentes de Natal.

Se nas classes com mais rendimentos (AB/C1) só 4% não o faz, nas classes menos abastadas (C2/D) são 18% que não fazem compras neste período festivo.

A utilização do próprio subsídio também é bastante menor entre os menos abastados. Só 35% o fazem contra os 53% das classes mais altas.

Este estudo do Observador Cetelem sobre as “Intenções de Compra dos Portugueses no Natal 2013” foi realizado em colaboração com a Nielsen e aplicada, através de um inquérito quantitativo, a 500 indivíduos de Portugal Continental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre o período de 3 a 5 de Outubro de 2013. O erro máximo é de +4,4 para um intervalo de confiança de 95%.

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Algarve, Albufeira, Faro e Portimão são destaques de campanha europeia da Coca-Cola

Algarve, Albufeira, Faro e Portimão são os destinos turísticos algarvios selecionados para a campanha

Sul Informação

Quase um quarto dos portugueses esperou pelos saldos para fazer compras de Natal

As prendas são de Natal, mas em muitos casos há quem opte por as

Sul Informação

13% dos portugueses planeiam passar férias fora de casa no Natal e Fim de Ano

Este ano, a percentagem de portugueses que optam por realizar férias fora de casa