Maximizar as receitas, promover o Algarve enquanto destino turístico e reduzir os custos de vendas, constituem os principais objectivos da plataforma de vendas online recentemente criada pelos hotéis e empreendimentos turísticos da região algarvia.
«As crescentes exigências impostas pelos consumidores de férias online, conjugadas com as novas tendências dos mercados turísticos, implicam estratégias que visem aumentar a exposição dos hotéis junto dos chamados clientes digitais – um segmento em franco crescimento no mercado de férias à escala mundial», salienta a Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), que patrocina a plataforma.
A plataforma já se encontra disponível na web sob a designação www.algarvebooking.com, envolvendo, numa primeira fase, cerca de 130 hotéis e empreendimentos turísticos da região.
Para a AHETA, o grande desafio do turismo do Algarve passa «não só por um reposicionamento da sua oferta turística, mas por comercializar a capacidade disponível, de forma a esbater a maior fraqueza do turismo regional – a sazonalidade – e restabelecer a sustentabilidade financeira das empresas».
«Nos últimos anos, temos assistido a um aumento muito significativo das vendas através dos canais digitais, com especial destaque para as realizadas diretamente ou através dos sites dos próprios hotéis e empreendimentos turísticos, enquanto os canais de comercialização tradicionais vêm apresentando uma tendência de estagnação e até declínio», acrescenta a associação hoteleira.
Neste contexto, a AHETA considera que o portal www.algarvebooking.com «vem contribuir, decisivamente, para os hotéis poderem desenvolver as melhores práticas comerciais decorrentes das necessidades impostas pelos mercados turísticos mundiais, protegendo as suas marcas individuais e melhorando o relacionamento com os seus clientes nas plataformas digitais».