Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário de Olhão obteve recentemente o Certificado de Excelência do site de viagens TripAdvisor, anunciou hoje a Câmara Municipal desta cidade.

Este galardão é atribuído aos alojamentos, atrações e restaurantes que «obtêm constantemente excelentes avaliações por parte dos viajantes».

Acerca da Igreja Matriz, podem ler-se no site avaliações como «uma das primeiras edificações em alvenaria da cidade de Olhão, esta igreja tem no seu interior lindas pinturas e o seu altar é lindo. Da sua torre, pode-se apreciar as açoteias e a Ria», «o altar-mor em talha, assim como as capelas laterais e o arco triunfal, são um orgulho», «interessante igreja, cuja fachada posterior é deveras sui generis», «igreja imponente e linda. Vale a pena visitar», ou «toda a história que a rodeia e relatos da sua construção fazem ainda mais interessante esta visita. Encontra-se bem cuidada, e nota-se que os locais tem orgulho neste monumento».

A edificação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, atual Igreja Matriz de Olhão, iniciou-se em 1698, abrindo ao culto, ainda inacabadaÀ custa dos homens do mar deste povo se fez este templo novo, no tempo em que só havia umas palhotas».

Devido à sua imponência, atrai os olhares dos turistas que visitam a zona histórica de Olhão, na baixa da cidade, onde está situada.

Na segunda metade do século XVIII, a fachada principal, uma das mais impressionantes de todo o Algarve, foi reformulada, passando a contar com um coroamento de feição triangular.

No seu interior, de uma só nave e transepto ligeiramente saliente, existem cinco altares. A capela-mor tem um retábulo e arco triunfal em talha dourada, um teto decorado com um fresco e uma imagem de Nossa Senhora do Rosário.

Outra das particularidades da Igreja Matriz é ter nas suas traseiras uma pequena capela dedicada ao Senhor dos Aflitos, a quem muitos olhanenses dedicam a sua devoção.

O TripAdvisor é um site de viagens que fornece informações e opiniões de conteúdos relacionados ao turismo, gerados pelos próprios utilizadores.

É a maior comunidade de viagens do mundo, com mais de 32 milhões de membros e mais de 100 milhões de comentários e opiniões sobre hotéis, restaurantes, atrações e outros negócios relacionados viagens.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Algarve adere a projeto europeu que põe rota EuroVelo ao serviço da sustentabilidade turística

A Região de Turismo do Algarve e a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve

Sul Informação

Marca de bicicletas Cube foi a Monchique mostrar os novos modelos a “plateia” internacional

Bicicletas para vários gostos, incluindo algumas elétricas, atraíram quatro centenas de pessoas, vindas de

Sul Informação

Lagos recebe sessão de divulgação do catálogo “Agrotur”

Uma sessão de divulgação do catálogo online, que está a ser desenvolvido no âmbito