O Grupo de Trabalho para as Infraestruturas de Alto Valor Acrescentado (GT IEVA) está a promover um conjunto de sessões de discussão pública do plano de infraestruturas consideradas prioritárias para o desenvolvimento económico e social do País.
Neste contexto, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve organiza uma sessão pública, no próximo dia 28 de fevereiro, às 10h00, no Auditório da CCDR Algarve, em Faro.
As 30 infraestruturas consideradas prioritárias por aquele Grupo de Trabalho implicam, em verbas públicas, comunitárias e privadas, o investimento de cerca de 5085,7 milhões de euros, sendo 25% dos custos suportados pelos cofres públicos. Nesta lista de prioridades, a maioria refere-se a infraestruturas marítimo-portuárias.
A melhoria do acesso marítimo e instalações nos portos de Portimão e Faro (55 milhões) e a modernização e eletrificação da Linha do Algarve (55 milhões) são os dois únicos investimentos previstos para a região algarvia na lista dos 30 projetos prioritários .
Aliás, dos 5100 milhões de euros previstos para esses 30 projetos prioritários, apenas 110 milhões de destinam a investimentos no Algarve, ou seja, 2,1% do total. Em termos de prioridades, ambos os projetos se situam na metade dos menos prioritários: as obras nos portos de Portimão e Faro em 20º lugar e a modernização da ferrovia em 26º.
Além disso, a lista deixa de fora importantes obras, como a conclusão das obras de requalificação da EN125, tal como o Sul Informação noticiou em primeira mão. Jorge Botelho, presidente da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, em entrevista ao nosso jornal e à RUA FM, considerou mesmo «uma vergonha» que a requalificação da EN125 tenha ficado de fora dos investimentos prioritários em infraestruturas do Governo para 2014.
Nomeado em agosto de 2013 pelo Governo, o grupo de trabalho IEVA é composto por 19 entidades e liderado pelo presidente da Associação Empresarial de Portugal, José Eduardo Carvalho, e teve como objetivo o estudo das prioridades nacionais, no que respeita às infraestruturas, para o período entre 2014 e 2020, com critérios específicos na definição de projetos prioritários, tais como, o enquadramento na política nacional de transportes, competitividade e eficiência, intermodalidade, financiamento e sustentabilidade financeira e nível de materialização da infraestrutura.
O relatório final, produzido após três meses e meio de estudo, revelou um total de 89 projetos com um custo de quase 13.500 milhões de euros. A lista acabou por ficar reduzida a 30 projetos, com destaque para os que se enquadram no sector marítimo-portuário.
SESSÃO DISCUSSÃO PÚBLICA NA REGIÃO DO ALGARVE
PROGRAMA
10h00 Receção
10h30 Sessão de abertura
David Santos, presidente, CCDR Algarve
10h45 Apresentação do relatório e suas Conclusões
Grupo de Trabalho IEVA
11h30 Intervenção dos Participantes
Moderação: David Santos, Presidente, CCDR Algarve
Mesa: Membros do Grupo de Trabalho IEVA
12h30 Sessão de Encerramento
Sérgio Silva Monteiro, Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações
Para participação neste debate público inscreva-se em www.ccdr-alg.pt.