Uma caminhada com início e fim em Querença, mas com passagem em densos bosques de sobreiral, ribeiras e miradouros naturais. Contacto com a rica biodiversidade da região, incluindo numerosas espécies de plantas aromáticas, aves florestais, entre outros. O itinerário insere-se em plena Rede Natura 2000, num sítio onde ocorre a rara águia-de-Bonelli.
No final, um lanche tradicional com produtos locais estará à espera dos caminhantes.
Haverá ainda uma visita guiada à Fundação Manuel Viegas Guerreiro, que dispõe de uma lojinha com os produtos locais: compotas, frutos secos, mel, artesanato.
Estes são os ingredientes de mais um passeio de natureza promovido pelo Núcleo do Algarve da Liga para a Proteção da Natureza, marcado para o primeiro sábado de março, dia 3, e que desta vez vai ter lugar em Querença.
A caminhada, que terá 13 quilómetros e durará cerca de quatro horas, tendo um grau de dificuldade médio, será guiada por João Ministro, um dos responsáveis pelo Projeto Querença, que visa a revitalização da aldeia.
A organização aconselha que os participantes levem água e merenda, botas de caminhar, bastão (opcional), roupa desportiva e máquina fotográfica (opcional).
A inscrição no passeio, que é obrigatória, deve ser feita até às 12h00 de quinta-feira, dia 1 de março, para o email lpn_algarve@yahoo.com (indicando nome, data de nascimento, nº de BI ou Passaporte, para efeitos de seguro obrigatório).
As inscrições estão limitadas a 20 participantes e o passeio, que desta vez inclui o lanche final com produtos locais, custa 15 euros.