Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O curso “FEEDLARVAE”, sobre nutrição e alimentação de larvas de peixes marinhos de aquacultura, reuniu, nos dias 27 e 28 de Abril, «alguns dos maiores produtores de peixes no setor da aquacultura marinha a nível europeu», em Olhão. Além da parte teórica, também houve demonstrações e visitas às instalações das empresas algarvias Sparos e Necton – Companhia Portuguesa de Culturas Marinhas para promover a gama de alimentos de ambas.

Aliás este foi mesmo um dos objetivos da formação: dar a conhecer as larvas da Sparose as microalgas da Necton «perante clientes internacionais», identificando as «reais necessidades do mercado».

Houve, ainda, visitas à Estação Piloto de Piscicultura de Olhão, do Instituto Português do Mar e Atmosfera (EPPO-IPMA).

Na iniciativa estiveram cinco representantes da Grécia, um turco, dois do Chipre, dois espanhóis, um francês, quatro noruegueses e dois portugueses.

«No conjunto, as empresas participantes representavam mais de 50% da produção atual de juvenis de robalo e dourada no Mediterrâneo, com um volume estimado superior a 500 milhões de peixes por ano, e ainda uma parte muito significativa dos produtores de larvas de peixes marinhos na Noruega», explica o IPMA.

«Os participantes ficaram impressionados pelo facto de Olhão ter, num raio de cinco quilómetros, duas das empresas mais inovadoras no setor da alimentação de peixes a nível europeu e um centro de excelência ao nível de investigação científica no domínio do mar, como é o caso da EPPO-IPMA», acrescenta.

Este evento foi realizado no âmbito da estratégia de internacionalização de ambas as empresas, permitindo-lhes demonstrar o cariz inovador dos seus produtos e reforçar uma relação de confiança e proximidade com os vários clientes.

A iniciativa foi organizada pela Sparos, a Necton e a Plancktonic AS, da Noruega, contando ainda com o apoio da EPPO-IPMA.

O curso foi co-financiado pelo “Projecto Individual de Internacionalização da Sparos”, apoiado por Portugal e pela União Europeia através do FEDER e CRESC Algarve 2020, no âmbito do Portugal 2020, que visa promover a competitividade da empresa através do aumento da sua visibilidade em mercados internacionais.

 

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Porto de Recreio de Olhão vai tornar-se «referência no país» após investimento de 3,3 milhões

O Porto de Recreio de Olhão foi (finalmente) concessionado hoje, dia 16 de Junho,

Sul Informação

Câmara anuncia melhorias no Porto de Olhão em dia de homenagem aos pescadores

As obras de recuperação das rampas do porto de pesca de Olhão vão começar

Sul Informação

Todos os concelhos da região vão conhecer o “Inova Algarve 2020”

Os 16 concelhos algarvios vão receber uma ação de sensibilização para a inovação e