Os primeiros meses de 2016 foram marcados por aumentos do tráfego, em boa parte dos casos substanciais, em diferentes meios de transportes, no Algarve.
O aumento de 30,3 por cento do movimento de passageiros no Aeroporto de Faro, entre Janeiro e Março de 2016, em relação aos mesmos meses do ano anterior, que foi acompanhado por um forte crescimento de tráfego na A2 e na A22, nos comboios de longo curso e nas carreiras fluviais da região, destacam-se no Boletim Trimestral de Mobilidade e Transportes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, divulgado esta quinta-feira.
O crescimento homólogo registado em muitos dos indicadores estará intimamente ligado ao bom desempenho turístico da região, nos primeiros meses do ano. Como o Sul Informação já havia adiantado, no primeiro trimestre de 2016 registaram-se mais 500 mil dormidas nas unidades hoteleiras da região do que em igual período de 2015.
Estes turistas a mais terão chegado à região por diversas vias. Desde logo, por avião, tendo em conta o aumento de 30,3 por cento no movimento de passageiros do Aeroporto algarvio e de 28,1 por cento na quantidade de voos. Em números, houve, ao longo dos três meses, 6012 voos e mais de 1,76 milhões de passageiros transportados.
Esta é a oitava variação trimestral homóloga positiva consecutiva do número de passegiros no Aeroporto de Faro.
Outros turistas terão chegado de carro, o que deverá ter contribuído para o aumento de 17,9% no Tráfego Médio Diário (TMD) do troço “algarvio” da A2 (Almodôvar/São Bartolomeu de Mesines) e no crescimento de 29,1% dos veículos que usaram diariamente a A22 (em média). Em ambos os casos, são já 11 os trimestres consecutivos em que se verificam aumentos, quando comparado com igual período do ano anterior.
Nos eixos rodoviários secundários, a CCDR do Algarve dá conta de «um decréscimo de 2,5% no troço do IC1 (S. B. de Messines / Tunes – 5.590 veículos); um decréscimo de 5,7% no troço da N125 (S. J. Venda / Faro – Nó W) – 34.455 veículos); um aumento de 1,9% no troço da N125 (Tavira / Olhão – Acesso à A22 – 13.773 veículos); um aumento de 11,5% no troço da N120 (Odeceixe / Aljezur – 3.087 veículos); e um acréscimo de 3,7% no troço da R270 (S. B. de Alportel / Sta. C. Fonte do Bispo – 2.481 veículos)».
Num futuro próximo, passará a existir informação detalhada sobre o tráfego noutras zonas da EN125, tendo em conta que foram instalados novos cinco pontos de contagem nas recentemente concluídas variantes de Faro e de Lagos desta Estrada Nacional.
No modo ferroviário, destaque para o aumento de 14,5 por cento do número de passageiros nos serviços de Longo Curso da CP (Alfa e Intercidades), com um total de 143.257 pessoas transportadas. A nível regional, houve um ligeirissímo aumento de 0,1% do número de passageiros transportados na linha que liga Vila Real de Santo António a Lagos (392.082).
«No caso do serviço regional, destaca-se a retoma das variações homólogas positivas; no caso do Longo Curso, releva-se o facto de este ser o décimo primeiro trimestre consecutivo de variações homólogas positivas», enquadrou a CCDR do Algarve.
Esta “reviravolta” não foi acompanhada pelas carreiras rodoviárias inter-urbanas, que registaram uma diminuição de 1,1 por cento de pessoas transportadas (1.431.379 passageiros). Ainda assim, houve um aumento ligeiro do número de utilizadores das carreiras urbanas (1,1 por cento – 1.122.329 de passageiros) e um aumento significativo no número de utilizadores das carreiras rodoviárias inter-regionais, de 9,6 por cento, e um aumento de 16,8% no movimento das ligações internacionais (46.534 e 4.207 passageiros, respetivamente).
Entre Janeiro e Março também houve muito mais gente a usar as carreiras fluviais, no Algarve. Nos barcos que fazem as ligações às ilhas-barreira da Ria Formosa, o aumento foi de 31,3 por cento, ao nível dos passageiros transportados (53.219 passageiros). Na carreira do Guadiana, o crescimento homólogo foi ainda mais acentuado: 33,2 por cento, com 18.073 pessoas a ser transportadas entre Ayamonte e VRSA.