As unidades hoteleiras do Algarve registaram um crescimento da taxa de ocupação média por quarto de 16,2 por cento, em Março, quando comparado com o mesmo mês do ano passado.
O facto de a Páscoa ter sido em Março, em 2016, «influenciou positivamente os resultados deste mês» e levou a aumentos substanciais não só na ocupação, mas também no volume de negócios, que subiu 17,9 por cento, revelou a Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA).
No resumo que faz da evolução dos indicadores turísticos, relativo ao mês passado, a AHETA salienta a forte subida na taxa de ocupação média. A ocupação global fixou-se nos 56,6%, números que se aproximam dos de 2008, antes da crise financeira ter afetado fortemente o setor turístico.
Depois deste ano, nunca mais se registaram médias de ocupação por quarto acima dos 50 por cento, em março, como aconteceu este ano. A variação entre 2015 e 2016, neste indicador, foi, de resto, também ela significativa, fixando-se nos 7,9 pontos percentuais.
Por mercados, o que apresentou um maior crescimento, em termos homólogos, foi o holândes, com mais 1,8 pontos percentuais, seguido do espanhol (+1,6pp) e do britânico (+1,2pp)
Por zonas geográficas as maiores subidas ocorreram em Tavira (+12,1pp), Albufeira (+10,5pp) e Carvoeiro / Armação de Pêra (+8,8pp).
Durante o mês de Março de 2016, estiveram, igualmente, em destaque, os aldeamentos e apartamentos turísticos de 3 estrelas, que viram a a percentagem de ocupação subir 11,8 pontos, os hotéis e aparthotéis de 4 estrelas (+9,6pp) e nos aldeamentos e apartamentos turísticos de 5 e 4 estrelas (+8,2pp).