Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

castelosOs Municípios de Silves e de Palmela firmam esta quinta-feira, dia 26, às 12h30, um acordo de cooperação, cujas linhas principais se centram no desenvolvimento de uma estratégia comum para potenciar a atratividade dos dois destinos nos mercados nacional e internacional, por forma a incrementar o desenvolvimento turístico e económico.

A cerimónia de assinatura decorrerá no pavilhão do Turismo do Algarve da BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), a maior feira do sector do país.

«Atendendo a que o planeamento e a organização para o desenvolvimento turístico são cada vez mais pensados e concretizados numa lógica de parceria e complementaridade, este acordo resulta das características comuns de cada um dos municípios possui e que se tornam condições favoráveis para o incremento conjunto desta atividade que assume uma relevância estratégica para a economia local, regional e nacional», salienta a autarquia de Silves.

Sendo objeto do protocolo a concretização de uma estratégia promocional e atividades promocionais conjuntas, tendo em vista o desenvolvimento turístico de ambos os municípios, durante os próximos dois anos, Silves e Palmela irão desenvolver atividades que contribuam para a troca de conhecimento e experiências no âmbito do Turismo Cultural, Turismo de Natureza, Gastronomia, Vinhos e Golfe.

Irão também incentivar a cooperação entre os agentes turísticos, com vista a criar uma rede de parceiros públicos e privados e avaliar o desenvolvimento de iniciativas conjuntas que contribuam para a promoção turística e para o desenvolvimento económico de ambos.

São, também, objetivos deste acordo o fomento de sinergias no plano da comunicação e do marketing turístico desenvolvido nas redes sociais, compartilhando ligações, informações e outros conteúdos que sejam potenciadores para a promoção e divulgação dos territórios, assim como a análise e o desenvolvimento de projetos conjuntos candidatáveis a fontes de financiamento que permitam melhorar a competitividade de ambas as regiões.

O município de Silves é o segundo maior do Algarve e tendo vindo a apostar numa trilogia onde a Cultura, o Património e o Turismo se assumem como um eixo central e marca distintiva para projetar o desenvolvimento do concelho.

A indústria turística e as potencialidades que a bacia do Arade proporcionam, conjuntamente com o valioso património histórico do concelho, definem como produtos turísticos a Gastronomia e Vinhos, o Sol e Mar, o Turismo Cultural e o Turismo de Natureza, a par da divulgação dos produtos tradicionais do concelho.

Por seu lado, o município de Palmela tem apostado num projeto de desenvolvimento local que passa pela valorização da economia local, em particular, dos seus produtos endógenos e pela qualificação e diferenciação da oferta turística.

Após a distinção como “Cidade europeia do vinho”, atribuída a Palmela pela rede internacional de municípios RECEVIN em 2012, e no quadro das medidas de desenvolvimento turístico promovidas pelo município, o Turismo Cultural, de Natureza e a Gastronomia e Vinhos, adquiriram maior projeção e constituem-se como os principais produtos turísticos deste concelho.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Desidério Silva diz que «é preciso fazer alguma coisa imediatamente» para parar violência na Oura

Os desacatos que têm sido noticiados nos últimos dias, na Oura, em Albufeira, são

Sul Informação

Estratégia DLBC Silves Cidade 2020 apresentada em sessão também dedicada a oportunidades de financiamento

A Estratégia de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) Silves Cidade 2020 vai ser

Sul Informação

Algarve é a região do país com mais hotéis com «incríveis piscinas»

Seis dos 14 hotéis portugueses com as piscinas mais incríveis, segundo o ranking feito