Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Nova nota de 10 eurosAs novas notas de 10 euros entram em circulação amanhã, terça-feira, 23 de Setembro, em toda a zona euro, mas, em Portugal, nem todos os equipamentos de pagamento vão estar aptos para receber as novas notas, admitiu hoje o Banco de Portugal.

João Amaral Tomaz, administrador do Banco de Portugal, que falava na conferência de imprensa da apresentação da nova nota de 10 euros, referia-se aos equipamentos privados, nomeadamente máquinas de vending e de parques de estacionamento. Quanto ao pagamento automático de portagens, a questão deverá estar já em funcionamento.

Os bancos centrais de cada país da zona euro produziram 4.500 milhões de notas de 10 euros da segunda série e Portugal recebeu 162 milhões dessas notas, segundo o Banco de Portugal, que não revelou o investimento associado.

João Amaral Tomaz adiantou que “só o processo de impressão, da responsabilidade de 15 bancos centrais nacionais, demorou cerca de um ano”.

O Banco de Portugal esclarece que as notas da primeira série “nunca perderão o seu valor. Não existe prescrição ao fim de 20 anos como se verificava para o escudo. Ou seja, as notas da primeira série, mesmo depois de perderem o curso legal, poderão ser trocadas por um período de tempo ilimitado, no Banco de Portugal e nos restantes bancos centrais nacionais do Eurosistema”.

 

NOVA NOTA DE €10
Desenho
Dimensões: 127 x 67 mm
Cor: vermelha
Estilo arquitetónico: românico

 

Saiba aqui mais sobre a nova nota de 10 euros

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Iniciativa «Bolsa de Empreendedorismo 2017» apresentada em Faro

A «Bolsa do Empreendedorismo 2017» vai ser apresentada no dia 21 de Fevereiro, às

Sul Informação

Faro acolhe apresentação da II Convocatória para projetos do programa Interreg Med

A II Convocatória para Projetos Modulares do Interreg Med –Programa Operacional Transnacional do Mediterrâneo

Sul Informação

CCDR Algarve acolhe sessão sobre programa «Europa para os Cidadãos»

Dinamizar novas candidaturas ao programa «Europa para os Cidadãos, 2014-2020» é o objetivo da