Foram dois dias de promoção do Turismo de Natureza no Baixo Guadiana na «Fiets en Wandelbeurs, na Holanda, uma das feiras mais importantes de trekking e hiking da Europa, que decorreu no fim de semana.
Segundo a associação Odiana, «a Grande Rota do Guadiana foi muito bem recebida pelos turistas e holandeses e os percursos ornitológicos do território ganharam um surpreendente destaque. Para o futuro, a aposta é em percursos para cicloturismo, num país onde a bicicleta é o meio de transporte de eleição».
A «Fiets en Wandelbeurs» é uma feira influente e especializada em produtos de trekking e biking, sendo a mais completa feira do Benelux para os ciclistas de lazer e caminhantes.
O pedestrianismo foi ponto de destaque, sobretudo com a promoção da «Grande Rota do Guadiana» (GR15) prestes a ser inaugurada, e ainda a Ecovia do Algarve e a Via Algarviana.
Outro ponto de grande relevo foram os percursos ornitológicos e os 50 pontos de observação de aves demarcados no território do Baixo Guadiana.
A próxima etapa, salienta a Odiana, é «promover circuitos integrados de cicloturismo, sendo que são dos mais procurados pelos holandeses, ou não fosse a Holanda um país onde a bicicleta é o meio de transporte de eleição».
Países como a Alemanha e Holanda são os principais mercados emissores de viagens de Turismo de Natureza, concentrando, conjuntamente, 45% do total das viagens de natureza realizadas pelos europeus.
A ida a este certame provou que, no Algarve, também o Baixo Guadiana é uma aposta consolidada no que diz respeito ao Turismo de Natureza, nomeadamente o pedestrianismo, onde já implementou uma rede de 19 percursos pedestres de pequena rota e prepara-se para inaugurar a «Grande Rota do Guadiana» – 65 quilómetros que atravessam o território, desde a costa, barrocal e serra, e permitem caminhadas, mas também passeios de cicloturismo.
O objetivo é complementar o binómio sol/praia com um turismo de interior, ativo e sustentável, um turismo de qualidade a derrubar a barreira sazonal.
A participação Odiana neste certame internacional realizou-se enquanto associada da Associação Turismo do Algarve (ATA), tendo portanto um balcão no stand da Região do Algarve.