Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Orçamento Participativo (OP) de Albufeira para 2018 foi aprovado no passado dia 17 de Janeiro, sendo que contará com uma verba de 250 mil euros, superior à registada nas 3 edições passadas, a ser aplicada «em projetos nas áreas da acessibilidade e mobilidade».

As sessões de participação pública para recolha de propostas vão percorrer todas as freguesias do concelho de 13 a 24 de Março.

O objetivo deste OP é promover a «qualidade dos espaços, edifícios e serviços, bem como a segurança, conforto e autonomia dos seus utilizadores e facilitar o acesso à informação, no quadro de uma sociedade mais justa e inclusiva», sublinhou Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara de Albufeira, na proposta que levou a aprovação do Executivo.

Ora, quanto ao montante financeiro, o facto de ter vindo sempre a subir (60 mil euros em 2015, 100 mil em 2016, 150 mil para 2017 e agora 250 mil) permite uma «maior exequibilidade das ideias apresentadas, bem como a distribuição da verba por mais do que um projeto vencedor», refere a autarquia albufeirense.

Fazendo um balanço das anteriores edições deste Orçamento Participativo, Carlos Silva e Sousa diz que «constituem um exemplo de aprendizagem conjunta entre eleitores e eleitos, caracterizando-se pela promoção de uma cidadania ativa, responsável e integradora».

Relativamente aos projetos já aprovados, em Dezembro foi, por exemplo, inaugurado o Centro de Bem Estar Animal, que venceu o Orçamento Participativo em 2015.

Quanto às iniciativas que foram escolhidas para 2016, estão a decorrer os «processos e procedimentos concursais com vista à execução da obra de reabilitação da zona de recreio da Escola Básica nº1 de Albufeira e da obra de requalificação do Polidesportivo da Guia», explica a Câmara de Albufeira.

Os projetos vencedores no âmbito do Orçamento Participativo têm um prazo de execução de dois anos.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Desidério Silva diz que «é preciso fazer alguma coisa imediatamente» para parar violência na Oura

Os desacatos que têm sido noticiados nos últimos dias, na Oura, em Albufeira, são

Sul Informação

VidaMar é o primeiro 5 estrelas com Licença de Utilização Turística na Herdade dos Salgados

Chama-se VidaMar Resort Hotel Algarve, fica nos Salgados e é a primeira unidade hoteleira

Sul Informação

Albufeira já tem ligação pedestre à Via Algarviana e a primeira bicicleta Joelette do Algarve

De uma penada, Albufeira ganhou duas novidades voltadas para os amantes da natureza: uma