Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Os portugueses são os únicos, entre os oito países europeus analisados, a classificar a “paixão pela viatura” acima da média europeia (75% contra um média europeia de 59%).

Para o estudo do Observador Cetelem, a relação “paixão pela viatura” acontece quando o automobilista desenvolve uma ligação afetiva com determinada marca, retirando prazer pela sua condução. Este automobilista é ainda um indivíduo que atribui muita importância ao bom desempenho do motor e tem pleno conhecimento de todos os modelos, opções e inovações do mercado automóvel.

Paradoxalmente, são também os portugueses os que mais se identificam com a “viatura racional” (93% comparativamente com uma média europeia de 89%). Para estes consumidores o importante é ter um automóvel seguro, que respeite o ambiente e cuja utilização seja económica.

O ideal é não ter problemas com a viatura, o desempenho do motor também não é importante, uma vez que os limites de velocidade são bastante rigorosos.

Neste estudo, o Observador Cetelem procurou entender e analisar as diferentes relações que os consumidores desenvolvem com o automóvel.

Verificou que estas são bastante complexas e juntam simultaneamente razão, paixão, utilitarismo e o prazer de estar atualizado. A análise revelou uma ambivalência que demonstra bem até que ponto a condicionante económica, é significativa nos cálculos de um número ainda expressivo de consumidores, para quem um automóvel é mais do que um simples meio de transporte.

Uma percentagem ainda considerável de consumidores portugueses 56%, vê também o automóvel como um acessório de moda e 57% elogia a utilidade da viatura.

As análises económicas e de marketing, bem como as previsões, para o Caderno Automóvel 2013, foram efetuadas em colaboração com a empresa de estudos e consultoria BIPE (www.bipe.com). Os inquéritos de campo ao consumidor foram conduzidos pela TNS Sofres, durante o período Maio a Junho 2012, na Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Portugal, Reino Unido e Turquia. No total, foram inquiridos 4.830 indivíduos (amostras representativas das respetivas populações nacionais).

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Algarve, Albufeira, Faro e Portimão são destaques de campanha europeia da Coca-Cola

Algarve, Albufeira, Faro e Portimão são os destinos turísticos algarvios selecionados para a campanha

Sul Informação

Quase um quarto dos portugueses esperou pelos saldos para fazer compras de Natal

As prendas são de Natal, mas em muitos casos há quem opte por as

Sul Informação

Papelarias recuperam o 1º lugar como local de compra de material escolar

As papelarias são, este ano, o local favorito para as compras de regresso às