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O nível sonoro dos automóveis, furgonetas e autocarros em circulação nas estradas europeias deverá ser reduzido dentro de seis a oito anos, de acordo com uma proposta votada pelo Parlamento Europeu (PE).

O objetivo é proteger a saúde dos cidadãos, tendo em conta as repercussões negativas da exposição prolongada ao ruído.

Para além desta medida, o PE defende também a introdução de um sistema de rotulagem das emissões sonoras dos veículos para que os consumidores possam fazer uma escolha informada.

A proposta de regulamento prevê uma redução gradual das emissões sonoras emitidas pelos veículos em função da respetiva categoria, aplicando-se numa primeira fase aos modelos de veículos novos e depois a todos os veículos que entrem em circulação.

Por exemplo, o nível sonoro dos automóveis não deverá ultrapassar os 68 decibéis (db), abaixo do atual valor-limite de 74 db.

Quanto à rotulagem, o PE defende a introdução de um sistema de rotulagem das emissões sonoras dos veículos para permitir aos consumidores uma escolha informada antes da compra.

Os veículos elétricos têm duas vezes mais hipóteses de se verem implicados num acidente em meio urbano, devido ao seu funcionamento totalmente silencioso que os torna indetetáveis pelos peões.

O documento introduz, por isso, requisitos sobre o nível mínimo de ruído para estes veículos.

As regras aprovadas pelo Parlamento Europeu têm ainda de ser negociadas com os Estados-Membros.

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