Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Governo publicou na sexta-feira a portaria que regulamenta a edição de 2013 do Programa Formação Algarve, uma medida específica para a região algarvia que visa promover o emprego e contrariar a sazonalidade.

A portaria introduz algumas alterações ao modelo lançado no ano passado e, conforme o prometido, o programa é colocado cá fora bem mais cedo (em 2012, o programa começou em outubro).

Segundo uma nota do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) «a nova Portaria surgiu da necessidade de realização de ajustamentos na configuração do Programa que visam torná-lo mais estruturado e com maior impacte regional».

Em causa a pouca adesão e muitas queixas por parte dos empresários em relação a algumas das regras, bem como em relação ao lançamento tardio da medida. E se esta última questão foi resolvida, com o lançamento desta portaria, o desenrolar do programa vai revelar se as alterações introduzidas são suficientes para convencer mais empresas a aderir.

Das alterações feitas, o IEFP realçou «a criação de percursos-tipo de formação que visam potenciar e capitalizar as competências dos trabalhadores para uma qualificação e, concomitantemente, assegurar uma resposta dirigida às necessidades dos empregadores» e o «acesso à medida por parte dos trabalhadores vinculados através de contrato de trabalho a termo, cujo prazo de duração termine entre 1 de setembro e 30 de novembro de 2013».

Através do Formação Algarve, os empresários dos diferentes setores económicos beneficiam de apoio financeiro caso renovem de contratos a termo, bem como acesso a formação profissional para os seus trabalhadores.

No primeiro ano em que o programa esteve em vigor, 2012, a dotação financeira ascendeu aos 5 milhões de euros e as expetativas era que beneficiassem da medida cerca de 3 mil trabalhadores. Mas, desta verba, apenas foram utilizados 500 mil euros, que serviram para apoiar 500 pessoas.

Este ano, o Governo baixou consideravelmente a fasquia orçamental, para 2 milhões de euros, com as previsões a apontar para a inclusão no programa de «2 a 5 mil pessoas», segundo revelaram os responsáveis pela medida na apresentação da edição de 2013, em maio passado.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Águas do Algarve lança concursos para empreitadas nos concelhos de Albufeira e Castro Marim

A Águas do Algarve lançou dois concursos públicos no dia 6 de Julho, um

Sul Informação

E que tal dar um passeio de sidecar e depois mergulhar do céu em paraquedas?

Já pensou em fazer um passeio de moto com sidecar e depois dar um

Sul Informação

Empresas algarvias desafiadas a encontrar inovação em si mesmas

Cerca de 260 empresas algarvias, de todos os concelhos da região, foram desafiadas a