Ana Ben Ami, cofundadora e designer da marca de roupa Purple, e Vincent Jonckheere, artesão conserveiro e um dos criadores da Conserveira do Arade (marca Saboreal), são os convidados da Beta Talk deste mês, que tem a interculturalidade como mote, a realizar-se na terça-feira, 16 de Maio, às 19h00, no café-concerto do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão.
Esta conversa, «que terá algum sotaque belga e Angola no coração», servirá para os empreendedores partilharem as suas histórias e experiências, em que «o cruzamento e valorização de culturas deram origem a uma visão inovadora e novas oportunidades de negócio», diz a Câmara de Portimão.
É que Ana Ben Ami nasceu em Angola, é filha de mãe algarvia e pai angolano e veio para Portugal em 1975, com 7 anos de idade, adotando Portimão como a sua terra natal.
Há 16 anos, conheceu Oded Ben Ami, emigrante israelita, e juntos criaram, em 2009, a marca de roupa e acessórios Purple, sediada em Portimão.
O conceito da marca surgiu das várias culturas existentes na Europa, trazendo para Portugal um estilo beach wear, com origens árabes, africanas e até mesmo portuguesas, numa fusão de estilos e culturas.
Espalhada por Espanha, Portugal, Alpes Suíços e pelas ilhas, a Purple tem como país de confeção da linha de praia e fitness o Brasil e das roupas a Índia.
Ana Ben Ami e o seu marido residem em Portimão, assumindo Ana a função de designer/estilista da marca, que tem na venda online e na revenda a sua grande aposta, depois de já ter tido algumas lojas físicas espalhadas pela região.
Hoje nomes como Merche Romero (na foto), Joana Duarte, Patrícia Candoso, Joana Alvarenga e Diana Monteiro já vestem Purple.
Quanto a Vincent Jonckheere (35 anos de idade) tem nacionalidade belga e deixou a sua profissão como gestor hoteleiro e professor de Economia na Bélgica para, em Portugal, se tornar artesão conserveiro.
«Apaixonado pela cultura e pela história portuguesa, após uma visita ao Museu de Portimão, enquanto turista de férias no Algarve, decidiu apostar na recuperação da indústria conserveira da Bacia do Arade», conta a Câmara de Portimão.
Após três anos de pesquisa, que envolveu várias visitas a diversos tipos de fábricas de conservas, de peixe e de legumes, a aposta passaria por uma produção radicalmente artesanal de conservas de peixe.
Em Julho de 2015, em parceria com dois portugueses, nasceu, assim, a Conserveira do Arade e a primeira produção sob a marca Saboreal, sobre a qual o Sul Informação fez, então, a primeira reportagem.
«Atualmente, sendo a única fábrica a laborar no Barlavento Algarvio, a Conserveira do Arade distingue-se pela qualidade e inovação, aliada à tradição e à utilização de produtos frescos locais», considera a autarquia portimonense.
Em Dezembro de 2016, recebeu o Trophée des Belges du bout du monde (troféu dos belgas pelo mundo), «na categoria de economia, uma distinção que sublinha a inovação e a capacidade das empresas portuguesas, em criar interesse fora do país. Hoje a marca leva cada vez mais longe a tradição e a riqueza cultural da indústria conserveira algarvia», acrescenta.
Esta Beta Talk é inspirada também na Semana Intercultural que Portimão se prepara para viver de 22 a 29 de Maio.
A entrada, como é habitual na Beta Talk, é livre, mas sujeita a inscrição que pode ser feita clicando aqui.
O wine-break é por conta de quem lá vai, por isso os participantes são convidados a levar vinho (ou sumo) e snacks para partilhar.
A Beta Talk é uma iniciativa promovida pela Beta-i – Associação para a Promoção do Empreendedorismo e da Inovação e tem organização local a cargo da Câmara de Portimão, contando com a parceria do Sul Informação e a colaboração da Escola Secundária Poeta António Aleixo, ao nível do Curso de Multimédia, que assegura a cobertura fotográfica.
Conta ainda com os apoios do CRIA – Centro Regional de Inovação do Algarve/Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve, da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, do NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, e da RUA FM – Rádio Universitária do Algarve.
A estas juntam-se a APGICO – Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação, o GAIM – Gabinete Académico de Investigação e Marketing e da Inesting, e a página Algarve Emprego em termos da divulgação.