Os trabalhos de colocação de velas de sombreamento na principal zona de comércio tradicional em Portimão, começaram esta sexta-feira, estimando-se que, num prazo de 15 dias, estejam concluídos.
A intervenção custa 73.300 euros e é paga pela Câmara Municipal de Portimão, pretendendo contribuir para a revitalização do coração da cidade, abrangendo as Ruas do Comércio (troço entre a Alameda e o Largo da Mó) e Vasco da Gama.
Estas ruas, no último mês, receberam os trabalhos de preparação de colocação destas velas, através de instalação das estruturas de fixação, que permitem que os panos de sombra possam ser facilmente removidos quando for necessário fazer trabalhos de reparação/manutenção de fachadas ou de iluminação pública.
A Câmara de Portimão salienta que «a instalação destas velas irá permitir proteção climática, uma vez que vão proporcionar abrigo e conforto em condições climatéricas, tais como sol, chuva e vento».
Por outro lado, sublinha a autarquia, «a translucidez do material permite a manutenção dos níveis de iluminação natural e a preservação da leitura global das fachadas».
Outra particularidade prende-se com a conceção das velas, que foram elaboradas em função das características urbanas dos locais e considerando os ventos dominantes, daí que nenhuma das velas instaladas seja igual entre si, apresentando-se com áreas diferentes face às especificidades dos locais a sombrear.
A Câmara de Portimão afirma ainda não pôr «de parte a extensão deste projeto de velas de sombreamento a outras zonas». A Junta de Freguesia de Portimão demonstrou já disponibilidade para a aquisição de mais velas para o troço entre o Largo da Mó e a Rua Infante D. Henrique.