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62% dos consumidores em Portugal afirmam preferir obter crédito automóvel em bancos ou estabelecimentos especializados. Este valor acompanha a tendência europeia que se situa nos 63%.

Nesta análise feita pelo Observador Cetelem, destacam-se os consumidores turcos, por serem os que mais citam as instituições financeiras como locais de eleição para o financiamento automóvel (74%).

Este estudo revela ainda que existe uma clara subida das intenções de compra de crédito automóvel junto de bancos e/ou estabelecimentos especializados. 46% dos portugueses inquiridos afirma que já possui um crédito automóvel numa dessas instituições.

Verifica-se um aumento de 16% das compras automóveis através do acesso ao crédito, passa-se de 46% de compras efetuadas para 62%.

«Há que ter em atenção o facto de se tratar de declarações de intenção que não se traduzirão necessariamente em compras. Com efeito, sabemos que a concessão de financiamento é muitas vezes uma questão de oportunidade, não sendo necessariamente, um ato premeditado. Quando é feita alusão a um eventual financiamento futuro, as pessoas com essa intenção têm mais tendência a abordar em primeiro lugar o seu banco, com o qual mantêm um relacionamento privilegiado. Contudo, no ato da compra, os cálculos efetuados quanto ao financiamento são, em geral, mais favoráveis às instituições financeiras que se dedicam ao setor automóvel e aos estabelecimentos especializados junto do local de venda, afirma Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem.

No estudo do Observador Cetelem percebe-se também que as taxas de juro irão constituir no futuro próximo um critério ainda mais decisivo na escolha das instituições financeiras: 22% dos compradores portugueses já discutiram o seu projeto de financiamento com base nesse critério e, no futuro, serão 39% a fazê-lo.

A análise mostra que são os franceses, os belgas e os italianos os mais atentos à taxa proposta: para cerca de metade, esse fator será decisivo na altura da próxima compra. Por outro lado, os espanhóis (32%) e os alemães (27%) que vierem a optar pelo crédito farão entrar outros critérios na escolha do financiamento.

As análises económicas e de marketing, bem como as previsões para o Caderno Automóvel 2013, foram efetuadas em colaboração com a empresa de estudos e consultoria BIPE (www.bipe.com). Os inquéritos de campo ao consumidor foram conduzidos pela TNS Sofres, durante o período Maio a Junho 2012, na Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Portugal, Reino Unido e Turquia. No total, foram inquiridos 4.830 indivíduos (amostras representativas das respetivas populações nacionais).

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